O governador de São Paulo e possível candidato à Presidência, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera a corrida pela reeleição em 2026, com 43% das intenções de voto, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira pelo jornal O GLOBO.
O ex-governador e atual vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) aparece em segundo lugar, com 21%, seguido pela deputada federal Erika Hilton (PSOL), com 8%. Também pontuaram o advogado Paulo Serra (PSDB), com 3%, e o cientista político Felipe d’Avila (Novo), com 2%. Os indecisos somam 7%, enquanto 16% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou não pretendem votar.
Entre os entrevistados, 56% consideram que Tarcísio merece ser reeleito, enquanto 36% discordam e 8% não souberam ou não responderam. A aprovação do governador se mantém em 60% (ante 61% em fevereiro), e a desaprovação atinge 29% (ante 28%), com 11% sem opinião ou sem resposta.
Cotado para disputar a Presidência no lugar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio terá até abril do próximo ano para decidir se concorrerá ao Palácio do Planalto ou à reeleição no governo estadual.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com 1.644 entrevistas presenciais em São Paulo, incluindo brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.