Menu
Política & Poder

STF aposta em Fachin para reduzir tensões em 2026

A expectativa, porém, é que até 2026 o tribunal entre em uma fase de menor atrito, especialmente com a posse do ministro Edson Fachin

Redação Jornal de Brasília

15/09/2025 6h16

Foto: Reprodução

Após condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados por participação na tentativa de golpe de Estado, o Supremo Tribunal Federal (STF) já se debruça sobre os próximos passos do processo que envolve diferentes núcleos da trama golpista, apontou O GLOBO em reportagem.

A Corte terá meses de novos julgamentos e desdobramentos de investigações que ainda colocam o bolsonarismo sob intensa pressão, incluindo a iminente prisão em regime fechado de Bolsonaro.

A expectativa, porém, é que até 2026 o tribunal entre em uma fase de menor atrito, especialmente com a posse do ministro Edson Fachin na presidência, marcada para 29 de setembro. Discreto e de perfil institucional, ele é visto internamente como peça-chave para tirar o STF dos holofotes e tentar recompor pontes com o Congresso. Fachin terá como vice Alexandre de Moraes, repetindo a dupla que atuou no TSE em 2022.

Antes de um cenário mais estável, a Primeira Turma, responsável pela condenação de Bolsonaro, analisará os processos dos demais núcleos. O “grupo da desinformação”, apontado por espalhar ataques ao sistema eleitoral, já está em fase final, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedir a condenação de sete acusados.

Outros núcleos também avançam para conclusão: os “kids pretos” e o chamado “operacional”, que envolve o ex-assessor presidencial Filipe Martins e o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques.

Apesar do esforço por estabilidade, ministros reconhecem que ainda haverá momentos de turbulência. Entre eles, a análise de investigações sobre emendas parlamentares, sob relatoria de Flávio Dino, e a possibilidade de denúncia contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), já indiciado por coação a autoridades e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado