Em pronunciamento no Plenário do Senado nesta terça-feira (7), o senador Esperidião Amin (PP-SC) cobrou a instalação de comissões parlamentares de inquérito (CPIs) para apurar denúncias de irregularidades envolvendo ministros e servidores do Judiciário.
Amin mencionou especificamente os casos conhecidos como “Vaza Toga”, que revelou conversas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pela imprensa, e a CPI do Banco Master. Segundo o senador, ambos os requerimentos já contam com o número necessário de assinaturas para criação, mas os processos de instalação ainda não foram concluídos.
“O Mesa do Senado tem a obrigação de responder aos requerimentos já apresentados regularmente e aos pedidos de investigação que a sociedade transformou numa exigência”, afirmou o parlamentar.
Ele também citou uma reportagem sobre a aquisição de imóveis no valor de R$ 23,4 milhões pela família do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e defendeu a abertura de uma comissão para investigar possíveis relações entre autoridades e operações envolvendo o Banco Master.
Amin criticou a atuação do Senado na apreciação de pedidos de investigação e impeachment de ministros do STF, o que, em sua visão, compromete o papel institucional da Casa. “É neste trem que nós estamos embarcados: a CPI do Banco Master não vai ser ativada, os pedidos de impeachment não trafegam, e a CPI da ‘Vaza Toga’, também descumprindo um direito e um dever do Senado, não é instalada”, disse.