Menu
Política & Poder

Seis a cada dez brasileiros acreditam que partidos políticos não se importam com a população, diz pesquisa

O levantamento ainda mostrou que 65% brasileiros que responderam à pesquisa acreditam que o Brasil precisa de um líder forte

FolhaPress

24/12/2022 7h01

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mônica Bergamo
São Paulo, SP

Cerca de seis a cada dez brasileiros dizem acreditar que os partidos políticos não se importam com pessoas como eles. É o que revela a edição de 2022 da pesquisa “Broken System Sentiment”, do Instituto Ipsos, que foi realizada em 28 países entre os meses de setembro e novembro.

Ainda que a taxa esteja em 63%, a sondagem mostra que a confiabilidade do brasileiro melhorou em relação a anos anteriores. No ano passado, esse índice chegou aos 78% -um aumento de 15 pontos percentuais. Já em 2019, 72% dos brasileiros afirmavam concordar com a ideia.

O índice nacional é o mesmo da média global. A Romênia lidera o ranking dos que menos confiam nos partidos, com 79%. Já a Suécia segue na outra ponta, com 44%.

O levantamento ainda mostrou que 65% brasileiros que responderam à pesquisa acreditam que o Brasil precisa de um líder forte para resgatar o país dos mais ricos e poderosos. Neste recorte, o Brasil está acima da média global (59%). Em comparação com a mesma pesquisa em anos anteriores, os dados continuam em queda. Foram 73% em 2019 e 74% em 2021.

O levantamento, online, consultou 26 mil adultos ao redor do mundo, do qual mil eram brasileiros. A pesquisa foi realizada entre 23 de setembro e 4 de novembro, período em que o país estava em processo de eleições federal e estaduais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Foram ouvidos cidadãos de África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Indonésia, Itália, Irlanda, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Romênia, Suécia, Tailândia e Turquia.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado