Menu
Política & Poder

Sarney vota após alta hospitalar e celebra democracia brasileira

Aos 96 anos, ex-presidente participou da votação em São Luís pouco mais de uma semana após deixar o hospital

Redação Jornal de Brasília

25/10/2026 17h30

sarney 762x429.jpg.optimal

Foto: Reprodução/Instagram

O ex-presidente José Sarney, de 96 anos, votou neste domingo (25) e celebrou a democracia brasileira em um vídeo publicado nas redes sociais. A participação ocorre pouco mais de uma semana depois de ele receber alta hospitalar após uma internação por obstrução intestinal.

Na gravação feita em sua zona eleitoral, em São Luís do Maranhão, Sarney afirmou estar feliz por poder participar “desta festa da democracia”. Ele declarou que enviou ao Congresso Nacional, durante seu mandato, a emenda que possibilitou eleições diretas no Brasil.

O ex-presidente governou o país de 1985 a 1990, após a eleição indireta de Tancredo Neves, e destacou ser uma testemunha da transição democrática. “Hoje nós estamos vendo, depois de 40 anos, o quanto a nossa transição foi efetiva”, disse.

Ele parabenizou o Brasil e o povo brasileiro ao final do vídeo, acrescentando que também queria se parabenizar pela sua participação no processo. Na legenda da publicação, Sarney defendeu a importância do voto.

A ida às urnas acontece após Sarney deixar o UDI Hospital, da Rede D’Or, em São Luís, no último dia 17. Ele estava internado há nove dias para tratar uma obstrução intestinal, problema que exigiu uma cirurgia.

Esta foi a terceira internação do ex-presidente em aproximadamente dois meses. Em setembro, ele havia sido hospitalizado para tratamento de uma pneumonia bacteriana.

Sarney foi senador e governador do Maranhão antes de assumir a Presidência da República. Ele anunciou sua aposentadoria da carreira política em 2014.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado