Menu
Política & Poder

Sarkozy diz que Barroso está pronto para ‘uma outra presidência’, em referência ao Planalto

Para Sarkozy, o discurso feito por Barroso, foi um discurso de orientação política mais do que de orientação jurídica

Redação Jornal de Brasília

13/10/2023 19h29

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, elogiou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e disse que ele poderia estar pronto para “uma outra presidência”.

Para Sarkozy, o discurso feito por Barroso no Fórum Esfera Internacional, nesta sexta-feira, 13, em Paris, foi um discurso de orientação política mais do que de orientação jurídica. O evento é organizado pelo grupo Esfera Brasil, fundado pelo empresário João Camargo e também conta com a presença do ministro do STF Gilmar Mendes, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de ministros do governo Lula e de empresários.

“Eu entendi tudo. Trata-se de um discurso de orientação política forte muito mais que um discurso de orientação jurídica. Muito interessante”, afirmou.

Após a fala do ex-presidente francês, Barroso minimizou a possibilidade de assumir a presidência da República. “Não passa pela minha cabeça”, disse.

No pronunciamento feito a empresários e políticos brasileiros e franceses no Esfera Brasil, Barroso falou que é preciso de uma “agenda para o Brasil”, e que essa agenda está ditada pela Constituição.

Ele ainda falou do protagonismo do STF na política brasileira. Para o presidente da Corte, a resposta para isso também está na Carta Magna. “O Brasil tem uma Constituição abrangente, que não só organiza o Estado, os Poderes e os direitos fundamentais”, afirmou.

Barroso porém, apontou caminhos para o qual a legislação brasileira pode avançar. Uma das principais críticas foi direcionada ao campo do direito trabalhista. “Nós precisamos superar o preconceito que ainda existe no Brasil contra a livre iniciativa e contra o empreendedorismo”, afirmou.

“Nós temos uma imensa litigiosidade trabalhista que precisamos equacionar”, continuou Barroso, apontando para o grande número processos na área, que, na visão dele ocorrem dos dois lados. “Às vezes porque empresários se comportam mal; às vezes porque existe uma indústria de reclamações trabalhistas.”

Já o ex-presidente francês fez um discurso em que reforçou o “enorme” papel político do Brasil nas discussões de segurança internacional e meio ambiente, elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que a França é o parceiro político ideal para o Brasil.

“Não conheço a opinião política dos que estão aqui, mas eu gostei de trabalhar com o Lula. E eu nunca fui de esquerda”, disse. Sarkozy apontou que a França é o parceiro ideal porque “o amigo ideal não deve ser potente demais e nem fraco demais”.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado