Menu
Política & Poder

Saiba quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Salvador em 2024

Considerado favorito para a disputa, Bruno Reis deve disputar a reeleição com o apoio de ao menos oito partidos

Redação Jornal de Brasília

25/04/2024 20h57

Bruno Reis no Facebook, Divulgação / GOVBA, Divulgação/PSOL, @lucianabbuck no Instagram

JOÃO PEDRO PITOMBO
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS)

A eleição para a prefeitura de Salvador vai repetir o embate entre os dois principais grupos políticos do estado, opondo o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB).

Ambos vão para as urnas ancorados em amplas coligações partidárias e devem polarizar a disputa. Também devem concorrer ao cargo o policial civil Kleber Rosa (PSOL) e a empresária Luciana Buck (Novo).

Considerado favorito para a disputa, Bruno Reis deve disputar a reeleição com o apoio de ao menos oito partidos, incluindo PP, Republicanos, PSDB e PDT. O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro também vai apoiar o prefeito na busca por um novo mandato

Reis vai tentar solidificar nas urnas a hegemonia de 11 anos do grupo político liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) na capital. Com uma gestão sem grandes sobressaltos, ele trabalha para imprimir marcas próprias.

No campo da oposição, o vice-governador Geraldo Júnior vai para a disputa ancorado no apoio do PT, que não terá candidato próprio em Salvador pela segunda vez desde a redemocratização.

Geraldo unificou a base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e deve ser apoiado por legendas como PSD, Avante, Podemos, PSB, PV e PC do B.

A estratégia do grupo, mais uma vez, será a de vincular o nome do candidato ao presidente, repisando o mote “time de Lula” que deu certo em eleições estaduais, mas falhou nas últimas três disputas municipais na capital.

Geraldo também é conhecido por sua interlocução com o empresariado e com líderes políticos da capital – antes de ser eleito vice-governador, foi vereador e presidente da Câmara Municipal por quatro anos.
Sem o PT na disputa pela prefeitura, Kleber Rosa vai trabalhar para atrair o eleitorado de esquerda da capital baiana e tentar chegar ao segundo turno. Luciana Buck, por sua vez, mira o eleitorado conservador.

PRÉ-CANDIDATOS À PREFEITURA DE SALVADOR

– Bruno Reis (União Brasil)
– Geraldo Júnior (MDB)
– Kleber Rosa (PSOL)
– Luciana Buck (Novo)

CALENDÁRIO ELEITORAL

– 06.abr: Data-limite para o registro partidário
– 25.jul a 05.ago: Convenções
– 15.ago: Prazo para o registro de candidaturas
– 30.ago a 03.out: Propaganda eleitoral no rádio e na TV
– 06.out: Primeiro turno
– 27.out: Segundo turno

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado