Menu
Política & Poder

Rodrigo Rollemberg assume presidência de comissão sobre direitos de pessoas com deficiência

O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) foi eleito presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e prometeu trabalhar com diálogo para ampliar políticas públicas na área.

Redação Jornal de Brasília

04/02/2026 16h48

rollemberg

Foto: Zeca Ribeiro /Câmara dos Deputados

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência elegeu o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) como seu novo presidente. Ele enfatizou que a defesa dos direitos dessa parcela da população é essencial para a construção de um país mais justo, solidário e generoso.

Rollemberg garantiu que atuará com diálogo, dando continuidade às ações do antecessor, o deputado Duarte Jr. (PSB-MA). O novo presidente planeja colaborar com o Ministério Público do Trabalho, entidades representativas de movimentos sociais, sociedade civil, comunidade acadêmica, governos estaduais e federal. ‘Essa é uma característica que sempre levei em todos os cargos que tive a honra de ocupar na minha vida: trabalhar com diálogo, ouvindo, buscando construir pontes, construir consenso, para que a gente possa avançar nesta pauta’, declarou.

Ao deixar a presidência, Duarte Jr. destacou a atuação da comissão em 2025, com 75 reuniões realizadas, 481 projetos aprovados e mais de 700 requerimentos.

Rollemberg também se comprometeu a trabalhar pela ampliação do orçamento federal destinado às políticas públicas para pessoas com deficiência. Ele pretende atualizar conhecimentos e desafios sobre o tema para prosseguir com o trabalho iniciado por Duarte Jr.

Com uma extensa carreira política, Rodrigo Rollemberg foi governador do Distrito Federal de 2015 a 2019 e senador de 2011 a 2019. Anteriormente, atuou como deputado federal de 2007 a 2011 e por dois mandatos na Câmara Legislativa do Distrito Federal, entre 1995 e 2003.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado