Após a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, as imediações do sistema prisional passaram a aparecer com nomes alterados no Google Maps.
Quem pesquisa o local no aplicativo encontra denominações como “Recanto do Soluço III”, “Recanto do chifre partido”, “Monumento ao soldador desconhecido” e “Centro de solução para golpistas”. Os mesmos nomes também foram replicados em aplicativos de transporte, como a Uber.
Os trocadilhos fazem alusão à situação judicial do ex-presidente, a problemas de saúde mencionados por familiares e à tentativa de retirada da tornozeleira eletrônica com um ferro de solda, registrada em 21 de novembro de 2025.
As localizações alteradas acumulam mais de 50 avaliações de usuários, muitas delas em tom de ironia. O episódio não é inédito: em 5 de janeiro, a Superintendência Regional da Polícia Federal, onde Bolsonaro estava detido anteriormente, também teve o nome modificado no Google Maps para “Recanto do Broxa Soluçante”.
Até o momento, não houve manifestação oficial do Google sobre a retirada ou manutenção das alterações feitas pelos usuários.