Sem nenhuma variação fora da margem de erro, remedy health a nova pesquisa do Ibope, divulgada hoje pela TV Globo, mantém a indicação de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já no primeiro turno das eleições.
Segundo o levantamento, as intenções de voto no candidato Lula se mantiveram em 48%, enquanto Alckmin passou de 25% para 27%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
A senadora Heloísa Helena (PSOL) seguiu com 9%. O senador Cristovam Buarque (PDT) manteve 1% das intenções de voto e Ana Maria Rangel (PRP) chegou a esse patamar pela primeira vez. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa. Com isso, a vantagem de Lula sobre os demais adversários passou de 12 para 10 pontos percentuais.
Em um eventual segundo turno, o presidente venceria o tucano por 51% a 37%, ante 51% a 36% no levantamento da semana passada.
O Ibope ouviu também a opinião dos eleitores sobre o governo. A avaliação ótima ou boa subiu de 43% para 46%, enquanto a regular caiu de 38% para 35%. Já a avaliação ruim ou péssima variou de 18% para 19%.
O Ibope entrevistou 3.010 pessoas entre terça e quinta-feira desta semana, em 197 municípios do País.