Ao saudar os distritais e correligionários presentes à sessão solene que comemorou os 29 anos de existência do PT, what is ed o deputado federal José Eduardo Cardozo, and secretário-geral do partido, disse ser portador de mensagem do presidente Lula de que a “a utopia está dando certo”, ao permitir a construção de uma sociedade igualitária e justa.
Cardozo, que representou também a bancada federal, lembrou a longa jornada iniciada há quase três décadas e as dificuldades em imprimir os primeiros panfletos em mimeógrafos a álcool, para chegar à grande vitória de eleger o primeiro presidente operário, que hoje ostenta um índice de aprovação popular de 86%.
Esse recorde de aprovação também foi apontado pela deputada Erika Kokay como prova da identificação do povo com o presidente Lula. Kokay afirmou que ser “petista é persistir e perseguir a estrela”, observando que, mesmo inatingíveis, as estrelas servem para continuar inspirando a caminhada do partido que instituiu “os companheiros”. Erika, como líder do PT na Casa, falou em nome dos deputados Paulo Tadeu e Chico Leite.
O vice-presidente da Casa, deputado Patrício (PT) presidiu a sessão e anunciou que o Partido dos Trabalhadores vai sair com candidato próprio no DF, em 2010. A decisão foi tirada pela Executiva no DF, ao concluir que, se o partido tem um projeto para transformar o Brasil, deve ter também um para o Distrito Federal.
Também discursaram o representante do PT no Senado Federal, ex-distrital Eurípedes Camargo, que se reportou à história do partido e a sua luta; o representante da Executiva do PT no DF, Chico Machado, que rememorou as dificuldades para constituir o partido e promover a transformação da sociedade; e o secretário do Trabalho do DF e deputado federal licenciado, Bispo Rodovalho, que afirmou ser a democracia a arte de andar juntos, mesmo discordando uns dos outros.