Menu
Política & Poder

PSB x PT Racha esquenta o clima

Arquivo Geral

11/05/2013 10h16

A entrada em massa de ex-filiados do PSB no PT esquentou o clima de disputa entre os dois partidos para 2014. Segundo o diretório regional do PSB, o partido tem crescido após o rompimento com o Palácio do Buriti em 2012.

 

 

A sigla viveu um racha logo após a decisão de deixar a base governista, perdendo militantes e quadros de primeiro escalão. Mas depois disso, o número de novas filiações teria superado 350 inscrições. O partido também vem estreitando relações com entidades sociais, associações e sindicatos. “Isso mostrou que a nossa atitude em dezembro ao deixar a base foi acertada. Foi acertadíssima. Nós temos recebido todo apoio de vários setores da sociedade. Muita gente tem se aproximado do partido por causa da nossa decisão. É incrível como a história recente mostra o acerto da nossa saída”, comentou o presidente regional do PSB, Marcos Dantas.

 

Nem tantos

 

Dantas contou que no ato da filiação, muitos dos novos nomes disseram que a partir da decisão de rompimento com o governo passaram a se sentir em condições de entrar no partido.

 

No recente congresso regional da sigla, mais de 400 filiados e simpatizantes teriam ratificado o apoio pela ruptura com GDF. E nas palavras de Dantas , o número de filiados que deixaram a sigla no racha foi de 51. Bem abaixo dos 100 divulgados pelo PT. “O PT inflou os números. Não quero ficar em guerra de números. O governo não tem que dar uma resposta para o PSB. Tem que dar resposta para a sociedade, pelos problemas que esta cidade enfrenta”, disse o presidente regional.

 

Segundo Dantas, o número de 51 reflete o momento da saída da base em 2012. A época, 241 filiados votaram pela ruptura, enquanto 43 se posicionaram pela permanência no GDF. 

 

Ainda há espaço

 

Independentemente do número, por parte do PSB o canal de diálogo com os ex-filiados continua aberto mesmo com a mudança para o PT. Neste sentido chama a atenção o fato de uma parte deste grupo ter sido filiada no PT antes de participar do PSB.  Muitos dos ex-petistas conseguiram convencer parte dos antigos membros do PSB a entrar nas fileiras petistas.

 

Partido diz que não quer ser “carneirinho”

 

Para o presidente regional do PSB, todo partido que esteja na política tem o direito de almejar o poder. “Não devemos obediência a ninguém”, afirmou Marcos Dantas, a respeito da animosidade crescente entre PT e PSB.

 

“Por que nós temos que estar sempre como carneirinhos ou a reboque o PT? O PT acha que é o dono das prerrogativas para se disputar uma eleição?”, argumentou.

 

Segundo Dantas, a impressão é de que o PT só convive com aliados que querem estar junto dele, sem que tenham projetos próprios. “Só interessa para o PT quando a gente é cordeirinho aliado”, criticou.

 

Ideologia

 

Na edição de ontem, o Jornal de Brasília mostrou a satisfação do PT em receber ex-filiados do PSB. “Por questões ideológicas do campo de esquerda, ficar no PT nos permite continuar com nossa ideologia”, afirmou o presidente da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa), Wilder Da Silva Santos, ex-PSB.

 

Para o presidente regional do PT, Roberto Policarpo, as novas adesões vão oxigenar e fortalecer o partido e o governo. “Além das pessoas que estão no governo, são pessoas das áreas de Educação, Saúde, e militantes das cidades”, disse.

 

Na avaliação do deputado, o fato de romper com o GDF mostrou que o PSB, ao deixar o governo, assumiu uma posição apenas no processo eleitoral de 2014.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado