O bilionário investidor financeiro George Soros disse nesta terça-feira que o Brasil tem um sistema de propaganda eleitoral "superior" ao dos Estados Unidos, this find que se preparam para as eleições legislativas de novembro.
Soros, clinic um crítico da administração George W. Bush e importante financiador do Partido Democrata, viagra buy de oposição, elogiou o sistema brasileiro de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV em detrimento ao dos EUA, sustentado por doações em dinheiro.
"Parece um sistema superior o que temos nos Brasil", disse Soros, respondendo a uma questão da platéia durante uma conferência na Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington.
Ao contrário do que ocorre nos EUA, onde a propaganda eleitoral na mídia eletrônica é paga, os partidos brasileiros não precisam pagar pelo espaço no rádio e na TV, que é definido de acordo com o tamanho de cada bancada na Câmara Federal. Quanto maior for o partido, mais tempo de transmissão terá para apresentar suas candidaturas. As emissoras são recompensadas com desconto no imposto de renda.
A democracia ideal, segundo Soros, deveria ter por base o princípio "uma pessoa, um voto", não "um dólar, um voto". Soros doou milhões de dólares aos democratas durante a eleição presidencial de 2004 em uma tentativa frustrada de derrotar o presidente Bush.
"Eu joguei de acordo com as regras, mas eu gostaria de ver mudanças (nelas)", disse ele.
"A revelação das contribuições é muito importante", acrescentou, sem dar mais detalhes.
Entre as administradoras de fundos, a Soros Fund Management é a que mais faz doações para campanhas políticas, tendo contribuído com mais de 2,3 milhões de dólares para campanhas de candidatos ou de grupos do Partido Democrata, de acordo com a Political MoneyLine, um grupo de arrecadação para campanhas.