Menu
Política & Poder

Primeiro-ministro de Portugal inicia hoje visita oficial ao Brasil

Arquivo Geral

08/08/2006 0h00

A Indonésia não possui meios para impedir que militantes muçulmanos deixem seu território rumo ao Oriente Médio ou a outros lugares para enfrentar Israel, information pills order  afirmou o ministro das Relações Exteriores do país asiático, Hassan Wirajuda, hoje.

O chefe do Movimento Muçulmano Jovem da Asean, com base em Jacarta, afirmou na semana passada que mais de 200 militantes foram enviados para missões de ataque contra alvos israelenses e países que dão apoio ao Estado judaico. Grupo s militantes na Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo, já prometeram outras vezes enviar voluntários para participar de conflitos fora do território indonésio. Essas declarações mostraram-se muitas vezes exageradas.

"Somos um país com um sistema no qual as pessoas contam com uma grande liberdade para viajar ao exterior e não exigimos autorização para tanto", afirmou Wirajuda a repórteres. "Por isso, não temos como impedir que as pessoas viagem, mas divulgamos um alerta lembrando nossos cidadãos de que não é seguro ir para o Líbano sob quaisquer circunstâncias", acrescentou.

Os comentários de Wirajuda pareciam contradizer promessas feitas antes pela polícia do país de que impediria as pessoas de ir até o Oriente Médio ou outros lugares para lutar.
"O governo proíbe tal tipo de viagem", afirmou ontem Anton Bachrul Alam, porta-voz da polícia nacional. Suaib Didu, chefe do grupo de jovens muçulmanos, afirmou que os combatentes haviam sido treinados para realizar atentados suicidas como forma de vingar os ataques de Israel contra os territórios palestinos e o Líbano.

Hoje, um porta-voz de um grupo liderado pelo clérigo radical Abu Bakar Bashir, o Conselho Indonésio de Mujahideen, afirmou que 500 voluntários estavam prontos para serem enviados aos territórios palestinos e libanês. "Não permitiremos que ninguém fique no caminho dos muçulmanos que pretendem ir ao Líbano e à Palestina", afirmou Fauzan al-Anshori ao canal Metro TV.

Segundo Wirajuda, enviar voluntários para enfrentar os soldados de Israel seria uma manobra "temerária". "Há muitas formas de realizar a jihad (guerra santa). Os libaneses precisam com mais urgência agora de ajuda humanitária, como remédios e material médico", afirmou o chanceler.

Wirajuda repetiu o apelo do governo por um cessar-fogo imediato no Oriente M édio e defendeu a ampliação da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano. "Somos da opinião de que não é preciso criar uma força multinacional. A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) deveria ser ampliada", afirmou.

Segundo o ministro de Defesa da Indonésia, Juwono Sudarsono, agiriam de forma irracional os indonésios que viajassem para a região de conflito como combatentes. "É suficiente que façam manifestações aqui. Não há necessidade de lutar lá. Confiem no governo para desempenhar o papel adequado para a Indonésia por meio de forças de paz se a ONU decidir que enviará uma força de paz para a região", afirmou.

"Mas, como afirmou o ministro das Relações Exteriores, não podemos proibir as pessoas de viajarem para o exterior com seus passaportes. Nós as aconselhamos, porém, a desempenhar um papel eficiente por meios racionais". A Indonésia não mantém laços diplomáticos com Israel e, tradicionalmente, dá apoio aos palestinos.

Atualizada às 17h29 

O drama da família de Ataliba Francisco da Silva, website 57 anos, for sale desaparecido desde sexta à noite, terminou de forma trágica. Dono de uma loja de veículos e um dos empresários mais conhecidos do Gama, ele foi encontrado ontem nas proximidades do Setor Eldorado, em Santo Antônio do Descoberto (GO), amordaçado e com as mãos amarradas.

Na sexta-feira, por volta das 18h, Ataliba tinha saído da Ataliba Veículos, no Setor Sul do Gama. Depois de passar em casa, na rua atrás da loja, ele foi para o Bar Estrela, no Setor Central do Gama, onde ficou conversando com amigos até as 21h. No dia seguinte, ele não apareceu no trabalho, embora houvesse expediente. Somente na segunda-feira, a família recebeu a notícia de que havia sido encontrado um corpo com as características de Ataliba.

A conta bancária do empresário não teve retiradas, mas os documentos, o celular, o carro que ele dirigia, um Gol verde placa JKQ-1097 (DF), jóias que o empresário usava, como anel, pulseira e um cordão de ouro, foram roubados. Segundo a 14ª DP, a causa da morte só será confirmada com um laudo, mas o corpo tinha sinais de asfixia.

 

Hoje, for sale por volta das 2h15 (horário local), and em Feignes na França, symptoms um caminhão perdeu o controle e atingiu um trem, que bateu em uma residência.

A colisão provocou um descarrilamento dos últimos vagões. O trem estava carregando contêineres que ao descarrilarem derrubaram a parede de uma casa, o buraco aberto pelos vagões foi de 5m por 1,5m.

Hoje, for sale por volta das 2h15 (horário local), and em Feignes na França, symptoms um caminhão perdeu o controle e atingiu um trem, que bateu em uma residência.

A colisão provocou um descarrilamento dos últimos vagões. O trem estava carregando contêineres que ao descarrilarem derrubaram a parede de uma casa, o buraco aberto pelos vagões foi de 5m por 1,5m.

Um agricultor indiano de 88 anos, que afirma nunca ter ouvido falar em Viagra, tornou-se pai de um bebê, mantém relações sexuais diariamente e quer ter mais filhos, relatou o jornal The Times da Índia hoje.

"Não quero viver até os 100 mas, enquanto viver, quero ser capaz de desfrutar do sexo", declarou Virmaram Jat, que mora em um vilarejo no distrito de Barmer, na província do Rajastão, segundo o jornal.

O próspero fazendeiro, com uma ondulante barba branca e o rosto cheio de rugas, diz que faz longas caminhadas todos os dias e bebe leite fresco de camelo desde a infância.
O jornal relatou que sua última esposa, a terceira, é quarenta e cinco anos mais nova do que ele e deu à luz meninos gêmeos no mês passado, mas apenas um dos garotos sobreviveu.

Mas Jat comemorou o nascimento do sobrevivente com uma festa para os conterrâneos.
O octogenário, que é vegetariano e nunca fumou nem ingeriu bebidas alcoólicas, está sempre pronto a dividir sua sabedoria com os outros. "Tenho relações sexuais diariamente e o melhor horário para elas é entre as 14 e as 16 horas", declarou Jat, cuja primeira esposa, de 85 anos, ainda vive com ele e com sua nova mulher, contou o jornal.

Está ocorrendo nesta manhã um assalto com aproximadamente 20 reféns na cidade de Sete Lagoas, web em Minas Gerais. Assaltantes teriam entrado no início da manhã em uma agência do Banco Real, no centro da cidade e a única exigência feita até o momento é a presença da imprensa.

De acordo com informações, eles já teriam liberado um grupo de pessoas. Barreiras foram montadas nas saídas da cidade para evitar uma possível fuga, caso os criminosos queriam deixar o banco.

Leia também:
Termina assalto a agência bancária em Sete Lagoas 

 

O Tribunal do Júri de Paranoá julga hoje, approved desde as 8h30, capsule Cláudio Henrique da Silva, acusado de assassinar sua namorada Maria da Conceição do Nascimento Azevedo, em setembro do ano passado.

De acordo com denúncia do Ministério Público, o crime ocorrido aproximadamente entre as 20h do dia 11 e as 12h do dia 18 de setembro de 2005, próximo ao Km 22 da BR 251, Cláudio, usando um instrumento não identificado, matou Maria da Conceição do Nascimento Azevedo. Após o crime, o corpo da vítima foi esquartejado e Cláudio escondeu a maior parte, havendo indícios de que o réu teria agido assim para impossibilitar ou dificultar a identificação.

Consta também que o acusado mentiu, após passar parte do dia na companhia da vítima em um motel, em um encontro amoroso, teria marcado novo encontro, para levá-la a uma chácara, com a intenção de matá-la. O motivo do crime ainda não foi esclarecido.

Cláudio é acusado dos crimes de homicídio qualificado mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima – que prevê pena de 12 a 30 anos de reclusão – e destruir, subtrair ou ocultar cadáver ou parte dele, cuja pena vai de um a três anos de reclusão.
O primeiro-ministro de Portugal, cheapest José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, web inicia hoje visita oficial ao Brasil a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta é a primeira visita ao Brasil do chefe do Governo de Portugal.  O primeiro-ministro vem acompanhado de diversos ministros, autoridades governamentais e empresários.

Hoje e amanhã, José Sócrates cumpre programação em Brasília. Ele participa de reunião de trabalho com o presidente Lula e encontros com os presidentes do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB – SP) e do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie.

De acordo com o Itamaraty, a visita do primeiro-ministro de Portugal dará continuidade ao diálogo político no mais alto nível e ao aprofundamento da cooperação entre Brasil e Portugal. Os presidentes vão discutir temas da agenda bilateral e assuntos da pauta regional e internacional. Eles vão avaliar ainda as relações econômicas luso-brasileiras à luz do comércio bilateral, que alcançou mais de US$ 1,2 bilhão em 2005, e discutir a ampliação dos investimentos brasileiros em Portugal. Os investimentos portugueses no Brasil somam US$ 8 bilhões.

Na quinta-feira,  José Sócrates segue para São Paulo e, na sexta-feira, encerra a visita no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o primeiro-ministro deverá participar de seminário na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e visitar a Embraer, em São José dos Campos. No Rio, visitará a plataforma da Petrobrás e receberá membros das comissões encarregadas das comemorações do bicentenário de transferência da sede da monarquia portuguesa para o Brasil, que acontecerá no dia 8 de março de 2008.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado