Menu
Política & Poder

Políticos reagem a participação de Bolsonaro em ato neste domingo (19)

As críticas são relacionadas à participação de Jair Bolsonaro (sem partido) em manifestação contra o Congresso em Brasília, na tarde deste domingo

Redação Jornal de Brasília

19/04/2020 18h39

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse em sua conta no Twitter que é “lamentável que o presidente adira a manifestações antidemocráticas”. A crítica é relacionada à participação de Jair Bolsonaro (sem partido) em manifestação contra o Congresso em Brasília, na tarde deste domingo.

“O momento é de união ao redor da Constituição contra toda ameaça à democracia. Ideal que deve unir civis e militares; ricos e pobres. Juntos pela liberdade e pelo Brasil”, disse FHC

Jair Bolsonaro discursou no protesto que ocorria em frente ao quartel-general do Exército e que contava com ataques ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e pedidos de intervenção militar.

Bolsonaro não respeita democracia, instituições e liberdades diz Joice Hasselmann

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) acusou o presidente Jair Bolsonaro de não respeitar a democracia, as instituições e as liberdades, em post na sua conta do twitter, agora há pouco.

A deputada, que reage à presença do presidente Jair Bolsonaro em manifestação ocorrida neste domingo na capital federal, que pedia intervenção militar e o fechamento do Congresso Nacional, disse ainda que repudia “a participação de um Presidente da República em ato que pede a volta do AI-5”. E continuou: “Você é a favor da democracia ou do AI-5?”.

Citando a frase de Bolsonaro, “nós não iremos negociar nada”, a deputada afirmou: “Depois diz que o Congresso é que provoca o caos”.

‘Espero que Congresso e STF tomem posição firme esta semana’, diz Gleisi Hoffmann

Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) seguiu outras lideranças políticas do País e também comentou a participação do presidente Jair Bolsonaro, na tarde deste domingo, 19, em manifestações em defesa do fechamento do Congresso Nacional. Em transmissão ao vivo no Instagram com o deputado federal Zeca Dirceu (PR-PR), Gleisi disse esperar que o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) tomem uma posição “firme” sobre o episódio deste domingo ainda nesta semana.

Ao criticar o presidente, Gleisi Hoffmann afirmou que Bolsonaro aposta no caos para justificar uma intervenção militar no País. “Fiquei estarrecida. Ele quer uma ditadura no Brasil. É de uma irresponsabilidade ilimitada”, declarou a presidente do PT.

Gleisi, que foi ministra-chefe da Casa Civil na gestão Dilma Rousseff, ainda criticou a condução do Executivo no combate aos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Para ela, o governo precisa estudar punição aos bancos, que estariam “empoçando o crédito” e impedindo que os estímulos cheguem a empresas e cidadãos.

Camilo Capiberibe: Jair Bolsonaro está preparando um golpe de Estado

O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB-AP) disse, por meio de sua conta do Twitter, que o presidente Jair Bolsonaro “está preparando um golpe de Estado”. O post foi mais uma reação à presença do presidente em uma manifestação ocorrida neste domingo em Brasília que atacou o Congresso, pediu o fechamento do STF e uma intervenção militar. “O presidente cometeu, de novo, crime de responsabilidade ao atentar contra a democracia”, escreveu Capiberibe.

“Podemos fingir que não enxergamos o que está acontecendo, mas se o presidente participa na frente do QG do Exército de uma manifestação pedindo ditadura militar e um perverso AI-5, sobra pouquíssimo espaço para a negação do óbvio: Jair Bolsonaro está preparando um golpe de Estado”, continuou.

Para Capiberibe, o impeachment é exatamente o que o Jair Bolsonaro quer para conflagrar de vez o País. “Infelizmente, o afastamento precisa ser visto como um instrumento legítimo da sociedade para se defender de um presidente que não governa e que na pandemia empurra o País para um genocídio”, concluiu.

Já o PSOL soltou uma nota de repúdio, na qual diz que é preciso que o presidente Jair Bolsonaro deixe o poder pelos meios constitucionais disponíveis. O partido afirma que a participação do presidente nas manifestações deste domingo “é uma grave afronta à democracia e à Constituição Federal”.

O PSOL cita ainda que a presença de Jair Bolsonaro no evento é uma afronta às recomendações da Organização Mundial da Saúde, que tem desestimulado eventos públicos e quaisquer formas de aglomeração.

“O PSOL repudia a presença de Bolsonaro no ato de hoje. Essa provocação soma-se a outras tantas e comprova que ele não tem mais condições de seguir governando. É preciso que Bolsonaro deixe o poder imediatamente, pelos meios constitucionais disponíveis, para que o Brasil não siga sob as ameaças de um genocida”, complementa a nota de repúdio publicada pelo partido

Por sua vez, o deputado federal Túlio Gadelha (PDT-PE) disse, em sua conta no Twitter, ao postar vídeo de Bolsonaro discursando no ato deste domingo: “Impressionante! Mesmo com 2.372 brasileiros mortos, 36.925 casos confirmados, hospitais superlotados e milhões passando fome por negligência do governo ele insiste em aglomerar pessoas. Isso não é extrema-direita. É um governo de alucinados, seguidores de um capitão genocida”.

Do lado dos governadores, Camilo Santana (PT), governador do Ceará, qualificou como “inaceitáveis e repugnantes” atos que façam apologia à ditadura e que promovam o desrespeito às instituições democráticas. “O Brasil não se curvará jamais a este tipo de ameaça”, disse.

 

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado