Menu
Notícias

Polícia procura 20 de quadrilha de falsos advogados por golpe com precatórios

Os agentes cumprem ainda 63 ordens de busca e apreensão em Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba (CE) e em Guarulhos (SP)

Redação Jornal de Brasília

22/11/2023 15h23

Foto: Polícia Civil do Ceará

As Polícias Civis do Paraná e do Ceará abriram na manhã desta quarta-feira, 22, uma operação para prender 20 supostos integrantes de uma quadrilha de ‘falsos advogados’. Segundo os investigadores o grupo aplicava golpes em diferentes Estados com a promessa de liberação de precatórios – valores que o poder público é condenado a pagar aos cidadãos.

Os agentes cumprem ainda 63 ordens de busca e apreensão em Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba (CE) e em Guarulhos (SP). As investigações contaram com o apoio da seccional paranaense da Ordem de Advogados do Brasil.

De acordo com as investigações, a quadrilha sob suspeita tinha como principal alvo vítimas do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O grupo contatava pessoas que tinham valores a receber em precatórios faziam cobranças a pretexto de liberar o pagamento dos valores.

OAB do Paraná diz que, somente em Curitiba, ao menos 50 pessoas registraram boletim de ocorrência relatando o modo de agir do grupo.

Segundo a Polícia, o grupo também ‘afrontava o Judiciário falsificando documentos judiciais como acórdãos e sentenças’. A quadrilha aplicava os golpes via aplicativos de mensagens e, após coletar informações sobre os processos das vítimas, pediam dinheiro com a promessa de que seriam liberados os valores determinados pela Justiça.

Os investigados criavam empresas e se passavam por representantes de escritórios de advocacia. Na realidade, nos endereços das supostas bancas funcionavam pastelarias e lojas.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado