O candidato tucano ao GDF, Luiz Pitiman, foi proibido de usar em seu programa eleitoral imagem que mostra presumível eleitor dizendo que ele tem o apoio do ex-governador José Roberto Arruda (PR), que desistiu da candidatura, deixando em seu lugar o candidato a vice da chapa, Jofran Frejat (PR).
“Já que o Arruda está apoiando ele, nós vamos juntos”, diz um popular em trecho do programa veiculado no dia 17 de setembro.
Os advogados da coligação entraram com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), solicitando a retirada da propaganda. A liminar foi deferida e Pitiman não pode mais exibir as imagens. Do contrário, terá de pagar multa de R$ 10 mil por cada nova veiculação.
Arruda deixou a disputa com quase 40% das intenções de voto, segundo as pesquisas divulgadas. Além de Frejat, os demais candidatos também esperam herdar os votos do ex-governador. Até Agnelo Queiroz (PT) já usou em seu programa entrevista com uma mulher falando que votaria em Arruda, “mas, como ele saiu”, agora vota no governador, que tenta a reeleição.
Mentira
Na representação, os advogados argumentam que a informação é “irresponsável, maldosa e em descompasso com a verdade dos fatos”. Para Francisco Emerenciano, advogado de Arruda, o Judiciário agiu de forma correta, uma vez que proibiu um dos candidatos de fazer uma propaganda mentirosa. “É notório que José Roberto Arruda apoia outro candidato”, arremata.
A defesa espera ainda julgamento do pedido de direito de resposta. O Ministério Público Eleitoral já se manifestou favorável ao pleito.
Em sua decisão, o relator, desembargador eleitoral César Loyola, disse que a continuidade da veiculação de propaganda “tem potencial para causar prejuízo político ao candidato da coligação representante, em face da célere dinâmica do processo eleitoral e da proximidade do sufrágio”.
Pitiman foi procurado pela reportagem para comentar a decisão, mas, não retornou as ligações.
O que diz a propaganda
Na peça que foi ao ar no dia 17, três pessoas aparecem no programa de Pitiman.
A primeira entrevistada diz: “Meu voto seria para o Arruda. Como eu não voto no Agnelo, nem tenho por que, eu vou votar para o Pitiman”.
O segundo entrevistado diz: “Eu acho que a opção que a gente tem de tirar o PT seria o Pitiman”.
E a terceira pessoa que aparece é ainda mais enfática: “ Já que o Arruda está apoiando ele, nós vamos juntos!”