Menu
Política & Poder

PGR pede condenação de nove acusados por integrar núcleo da trama golpista

Militares e um policial federal são apontados como responsáveis por planejar ações táticas para a tentativa de ruptura institucional

Redação Jornal de Brasília

15/09/2025 22h42

gonet 7 (1)

Foto: Antonio Augusto/STF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta segunda-feira (15) ao Supremo Tribunal Federal (STF) as alegações finais contra nove acusados de compor o chamado núcleo 3 da trama golpista atribuída ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O grupo, segundo a acusação, foi responsável por planejar “ações táticas” para tentar efetivar o golpe de Estado. Com informações da Agência Brasil.

Estrutura do grupo

Entre os réus estão oito militares do Exército e um policial federal. A denúncia aponta crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e deterioração de patrimônio tombado. Nomes de alta patente compõem a lista, como o general Estevam Theophilo e os coronéis Bernardo Romão Correa Netto, Fabrício Moreira de Bastos e Márcio Nunes de Resende Júnior.

Também figuram entre os acusados os tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira, Rodrigo Bezerra de Azevedo e Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros, além do policial federal Wladimir Matos Soares.

Reclassificação de crime

Gonet pediu uma exceção em relação ao tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior. No caso dele, o procurador defende a desclassificação da acusação para o crime de incitação das Forças Armadas contra os poderes constitucionais. Com essa mudança, o réu poderia negociar acordo e evitar condenação nos termos aplicados aos demais.

Próximos passos

Agora, as defesas têm 15 dias para apresentar suas manifestações finais. Concluída essa fase, caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, liberar o processo para julgamento pelo plenário do STF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado