Menu
Política & Poder

PGR defende arquivamento de inquérito contra deputado André Fernandes

O parlamentar foi acusado pela Polícia Federal (PF) de incitar os atos golpistas de 8 de janeiro por meio de publicações nas redes sociai

Redação Jornal de Brasília

10/07/2023 22h44

O deputado Estadual André Fernandes, fala à imprensa. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Um pedido de arquivamento do inquérito aberto contra o deputado federal André Fernandes (PL-CE) foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda-feira (10) e enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O parlamentar foi acusado pela Polícia Federal (PF) de incitar os atos golpistas de 8 de janeiro por meio de publicações nas redes sociais. Na postagem feita em 6 de janeiro, Fernandes publicou um vídeo intitulado “ato contra o governo Lula” e escreveu: “Neste final de semana acontecerá, na Praça dos Três Poderes, o primeiro ato contra o governo Lula. Estaremos lá”.

Em seguida, no dia dos atos, ele publicou uma imagem da porta do armário do ministro Alexandre de Moraes que foi vandalizado e legendou: “Quem rir vai preso.

Fernandes e os demais deputados em eleitos em 2020 tomaram posse em fevereiro.

Ao analisar as declarações, o subprocurador Carlos Frederico Santos, coordenador do grupo que apura os atos golpistas, entendeu que as frases publicadas não têm menções a atos de violência.

“É evidente que uma publicação em rede social pode sim levar a uma influência causadora de um resultado delitivo, mas, neste caso, replicar um conteúdo já conhecido por milhares torna impossível conhecer o nível de influência da postura do investigado, o que torna a causalidade, em caso de eventual continuidade da persecução penal, apenas uma suposição indemonstrável”, afirmou Santos.

O pedido de arquivamento será analisado pelo relator, ministro Alexandre de Moraes.

Defesa

Pelas redes sociais, o parlamentar comentou o pedido de arquivamento. “Após 5 meses de investigação, a mesma PGR que pediu ao STF a abertura de inquérito contra mim, pediu hoje o arquivamento”, escreveu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado