Menu
Política & Poder

PF prende Filipe Martins após descumprimento de cautelares

Ex-assessor de Bolsonaro foi detido em casa, no Paraná, depois de violar regras da prisão domiciliar imposta no processo sobre a trama golpista

Redação Jornal de Brasília

02/01/2026 8h09

Foto: Agência Senado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a prisão preventiva de Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro para Assuntos Internacionais. A ordem foi cumprida na manhã desta sexta-feira (2), em Ponta Grossa (PR), por agentes da Polícia Federal.

A decisão judicial foi tomada após a constatação de que Martins teria violado medidas cautelares impostas enquanto cumpria prisão domiciliar. Desde o último sábado (27), ele estava autorizado a permanecer em casa, desde que respeitasse restrições rígidas, entre elas a proibição de acesso a redes sociais. Segundo o entendimento do Supremo, essa condição não foi respeitada.

A situação se agravou no fim de dezembro. No dia 30, Moraes cobrou explicações da defesa após identificar que o ex-assessor utilizou o LinkedIn para realizar uma pesquisa. O prazo para resposta foi de 24 horas. Mesmo assim, o episódio pesou na avaliação de que a medida anterior já não era suficiente para garantir o cumprimento das determinações judiciais.

Condenação ainda não é definitiva

Martins foi condenado, no mês passado, a 21 anos de prisão por participação na trama golpista articulada após as eleições de 2022. De acordo com a sentença, ele teria colaborado com a chamada “minuta do golpe”, documento que previa medidas excepcionais para manter Bolsonaro no poder. O ex-assessor nega envolvimento no caso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado