Menu
Política & Poder

Pesquisa do Datafolha mostra Ibaneis Rocha com 40% dos votos válidos

Arquivo Geral

06/10/2018 19h33

OAB/Divulgação

O Datafolha divulgou, neste sábado (6), pesquisa que coloca Ibaneis Rocha (MDB) liderando a corrida ao Palácio do Buriti, com 40%  dos votos válidos. Em seguida, vêm Eliana Pedrosa (Pros) e o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 13%. Mais atrás estão Rogério Rosso (PSD), com 10%, e Alberto Fraga (DEM), com 9%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência estão o General Paulo Chagas (PRP), com 5%; Fátima Sousa (PSOL), com 4%, Miragaya (PT), com 3%; e Alexandre Guerra (Novo), com 2%. Guillen (PSTU) e Renan Rosa (PCO) não pontuaram. Foram ouvidos 2.089 eleitores de todas as regiões do DF, com idade acima de 16 anos, entre os dias entre 5 e 6 de outubro. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-06106/2018.

Votos totais e rejeição

Nos votos totais, Ibaneis também lidera, com 36%, seguido por Eliana Pedrosa (Pros), com 12%, e Rodrigo Rollemberg (PSB), com 11%. Rogério Rosso (PSD) tem 9% e Alberto Fraga (DEM), 8%. Na sequência estão General Paulo Chagas (PRP), com 5%; Fátima Sousa (PSOL), 4%; Miragaya (PT), 3%; e Alexandre Guerra (Novo), 2%. Guillen (PSTU) e Renan Rosa (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somam 6% e 4% dos entrevistados disseram não saber.

A pesquisa do Datafolha mediu ainda a rejeição aos candidatos, com a possibilidade de se citar mais de um. Neste quesito, Rodrigo Rollemberg (PSB) lidera com 48%, seguido por Eliana Pedrosa (Pros), com 40%, e Alberto Fraga (DEM), com 39%. Mais atrás vêm Miragaya (PT), com 27%; Rogério Rosso (PSD), com 24%; Fátima Sousa (PSOL), com 20%; General Paulo Chagas (PRP) e Ibaneis (MDB), com 18%; Alexandre Guerra (Novo), com 16%; e Guillen (PSTU) e Renan Rosa (PCO), com 15%. A rejeição a todos soma 3% e 1% admitiu que poderia votar em todos. Ainda há 5% que não souberam responder.

Segundo turno

O Datafolha simulou três cenários de segundo turno para o GDF, todos com Ibaneis. Ele vence Eliana Pedrosa por 62% x 24%, com brancos e nulos somando 12% e 2% que não sabem. Contra Rollemberg, Ibaneis venceria com 64%, contra 23% de votos dados ao atual governador. Para 11%, o voto seria branco ou nulo e 2% não sabem. Por fim, na disputa com Fraga, Ibaneis venceria por 63% a 21% Fraga, com 13% de brancos e nulos e 3% não sabendo responder.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado