Brasília, 11 – Enquanto o relator da PEC da Segurança Pública na Comissão de Constituição e Justiça na Câmara, Mendonça Filho (União Brasil-PE), desidratava a proposta, parlamentares da oposição se reuniam com empresários num jantar para debater sua própria aposta para o combate à criminalidade.
No encontro, oferecido pela Frente Parlamentar Brasil Competitivo, no Lago Sul de Brasília, na última terça-feira, deputados e senadores do PL criticaram a PEC elaborada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e defenderam a aprovação do Projeto de Lei 2646/2025, que prevê blindar setores estratégicos da economia do avanço do crime organizado.
A proposição inclui medidas como sequestro de recursos de indiciados, prisão após condenação em segunda instância, aumento do prazo da audiência de custódia; aumento de penas para determinados crimes e alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A ideia é nomear um relator que “se comprometa a manter o projeto íntegro” e levá-lo a votação em plenário no segundo semestre.
Estadão Conteúdo