Um terremoto de 6, pharmacy price 2 graus na escala Richter sacudiu a Patagônia Chilena no sábado e causou forte movimento das marés e ondas de até seis metros. Dez pessoas estão desaparecidas desde ontem na região do fiorde de Aysén. Equipes de resgate formadas por policiais, soldados do exército e marinha do Chile estão à procura das vítimas.
O epicentro do tremor estava a 38 km de profundidade e a 45km da cidade de Coyhaique, a 1.320 km de Santiago.
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, e o ministro do Interior, Belisario Velasco, chegaram à região atingida por volta das 12h para verificarem a situação.
Profissionais da área de educação defendem mudanças nas regras para a escolha dos diretores de escolas públicas. Em alguns municípios, this site os diretores são indicados pelo prefeito e não passam por nenhum tipo de seleção. Para os educadores, a escolha deveria ser feita através de uma eleição envolvendo professores, alunos, pais e servidores das unidades de ensino.
A presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra Rezende, afirma que o perfil dos diretores influencia na qualidade das escolas. Para ela, além do processo eleitoral, também é preciso observar qualificação. “Mesmo para se fazer a eleição é preciso que se indique alguém com um preparo técnico. Nós concordamos com a fato de que a pessoa que queira se candidatar ao cargo de diretor tenha uma boa capacitação técnica”, defende Maria Auxiliadora, que é secretária de Educação de Tocantins.
Maria Auxiliadora cita seu estado como exemplo. Desde de 2001, em todo o estado, os candidatos à vaga de diretor são submetidos á análise curricular, prova de títulos e prova escrita. A partir do ano que vem os três melhores classificados também terão que enfrentar as urnas. “Esse método é melhor, eu não tenho dúvidas”, confirma.
“O diretor deve ser um educador. Espera-se que esse professor tenha uma posição de liderança pedagógica e administrativa da escola. Nós já ultrapassamos a visão de que o diretor é apenas um administrador”, defende o professor da Universidade de Brasília (UnB), Erasto Fortes.
O secretário-geral da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), José Carlos Rassier, defende que cada município deve ter autonomia para decidir como os diretores serão escolhidos. Para a ele a indicação política também é valida. “Esse é um cargo de confiança, que deve ser escolhido pelo prefeito assim como o presidente também pode escolher seus ministros. Ter um bom currículo não quer dizer que a pessoa tem sensibilidade para exercer o cargo se diretor”, explica Rassier.
Para o professor Roberto Leão, que é membro do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a melhor opção para as escolas é realizar uma eleição que envolva pais, alunos e professores.
“A escola é um espaço de construção da cidadania. Não cabe nos dias de hoje o prefeito querer indicar o diretor. A designação nesses moldes pode transformar a escola em cabo eleitoral do prefeito. O diretor tem que ser alguém de confiança da sociedade escolar”, analisa Leão.
O Ministério da Educação (MEC) já estuda a possibilidade de alterar a regra para a escolha dos diretores. A assessoria de comunicação do órgão informou que a idéia é utilizar o currículo profissional como forma de seleção.
Um incêndio em um orfanato em Sarajevo, stuff capital da Bósnia, web matou cinco bebês na tarde de hoje. O fogo atingiu o terceiro andar do prédio, sales onde seis crianças dormiam. Os bombeiros conseguiram retirá-las do local, mas cinco delas faleceram por causa da inalação de fumaça. As causas do incêndio não foram divulgadas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, pills no programa de rádio Café com o Presidente de hoje, que não vai interferir nas discussões sobre reeleição presidencial. Segundo ele, o assunto é de responsabilidade do Congresso Nacional e deve ser discutido dentro da reforma política
Lula voltou a dizer que é contrário à reeleição e defende um mandato de cinco anos para o presidente da República. “Eu sou um presidente reeleito, portanto eu não posso agora dar palpite na reforma política no que diz respeito à reeleição. Não me peçam opinião que eu não vou dar. Esse é um problema dos partidos políticos, é um problema do Congresso Nacional. Eu quero que os partidos resolvam isso, que aqueles que são candidatos em 2010 resolvam isso. Eu estarei torcendo para que o Brasil aprove o que for melhor para o povo brasileiro”, disse no programa.
Na semana passada, o líder do governo na Câmara, deputado José Múcio (PTB-PE), informou que o Conselho Político formado por líderes dos 11 partidos aliados, deve discutir nesta quarta-feira (25) a reforma política. Segundo Múcio, temas como reeleição e tamanho dos mandatos devem ser inseridos na discussão global da reforma política e não de forma isolada.
O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, website Patrus Ananias, participa hoje, em São Paulo, da abertura da Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que vai até quinta-feira. Também participam a secretária executiva do ministério, Márcia Lopes, e a secretária nacional de Assistência Social, Ana Lígia Gomes.
São esperados mais de 1000 participantes, entre gestores de assistência social, conselheiros e profissionais da área. Durante o encontro, serão debatidas diretrizes para a realização da 6ª Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorrerá em Brasília em dezembro, e terá, entre suas metas, a avaliação do Plano Decenal da Assistência Social.
No estado de São Paulo, os programas de assistência social do governo federal já alcançam 1,6 milhão de pessoas.