LEONARDO VIECELI
FOLHAPRESS
O Censo Demográfico contabilizou 241 pessoas com o sobrenome Bolsonaro no Brasil em 2022, de acordo com dados divulgados nesta terça (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). À época, o país era governado por Jair Bolsonaro (PL).
O sobrenome do ex-presidente está longe de ser um dos mais comuns. Correspondia a apenas 0,0001% do total identificado no Censo. As informações constam em um um site do IBGE chamado Nomes no Brasil -clique no seguinte link para acessá-lo: https://censo2022.ibge.gov.br/nomes.
O recenseamento também contabilizou 2.452 habitantes com o sobrenome Lula. Ele tampouco estava entre os mais mais frequentes -era equivalente a 0,001% do total. O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputou as eleições de 2022, vencendo Bolsonaro.
Segundo informações publicadas em perfis do petista nas redes sociais, ele incluiu o apelido Lula em seu registro, no cartório, em 1982. O objetivo teria sido facilitar a identificação em urnas e cédulas de votação.
De acordo com o Censo, Lula era o primeiro nome de 220 habitantes em 2022. Bolsonaro não aparece na lista de nomes da pesquisa, apenas na relação de sobrenomes.