Mateus Souza
redacao@grupojbr.com
Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, nesta terça-feira (dia 1°), o senador Otto Alencar (PSD), que é médico, questionou a médica oncologista Nise Yamaguchi acerca de informações técnicas sobre o coronavírus. O senador também perguntou para a médica quais evidências ela encontrou acerca da eficácia da cloroquina contra a Covid.
“A senhora apostou numa droga que podia dar certo ou não. Essa é a grande realidade. E a ciência, doutora, por mais que a senhora seja formada e tenha curso, não admite isso. De apostar no escuro, querer testar uma droga, para ver se dá certou ou errado”, afirmou Otto Alencar.
Em seguida, o senador perguntou para a médica a diferença entre um protozoário e um vírus.
“A senhora sabe qual a diferença entre um protozoário e um vírus?”, questionou Otto.
“Elogiaram tanto o currículo da senhora, me diga por favor o que é um protozoário, e o que é um vírus”, insistiu o senador
“Os protozoários são organismos celulares, e os vírus são organismo que têm o conteúdo de DNA ou RNA”, respondeu Yamaguchi.
Em seguida, Otto Alencar interrompeu a médica.
“Não é assim não, não é bem assim não. A senhora não é infectologista, se transformou de uma hora para outra, como muitos no Brasil se transformaram em infectologista e não é assim “
“Os protozoários são organismos mono ou unicelulares, e os vírus são organismos que têm uma proteção proteica […] Vírus não são nem considerados seres vivos, portanto, uma medicação para protozoários nunca cabe para vírus.”
Em seguida, o senador relembrou que para tratar da H1N1, a ciência recorreu a um antiviral e não a um antiprotozoário.
“A senhora sabe a que família, a que grupo, pertence a Covid-19?”, questionou Otto.
“A senhora não sabe, a senhora não sabe nada de infectologia, a senhora não estudou, foi muito superficial”, completou o senador.