Menu
Mundo

Otan enfrenta pressão para estabelecer um caminho claro para a adesão da Ucrânia

A Otan deve “ter estruturas para fornecer garantias para a segurança ucraniana após o fim da guerra”, disse o secretário-geral Stoltenberg

Redação Jornal de Brasília

01/06/2023 18h24

Foto: Divulgação

Ministros das Relações Exteriores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reuniram na Noruega na quinta-feira para se preparar para sua cúpula anual, à medida que cresce a pressão para dar à Ucrânia garantias de segurança explícitas e um caminho para a adesão à aliança. Um dia antes, o presidente francês, Emmanuel Macron, parecia aumentar o peso dos pedidos de adesão da Ucrânia, dizendo em que Kiev merece “algo concreto” em termos de um caminho a seguir.

“Nosso foco hoje é como podemos aproximar a Ucrânia da Otan, onde ela pertence”, disse o secretário-geral Jens Stoltenberg após a conclusão do encontro dos ministros dos 31 membros da Otan e da candidata Suécia. A Otan deve “ter estruturas para fornecer garantias para a segurança ucraniana após o fim da guerra”, disse Stoltenberg.

Até agora, os Estados Unidos evitaram as discussões sobre como ou quando a Ucrânia poderia ingressar na Otan, concentrando-se na segurança e na força militar de Kiev. Questionado sobre se um caminho seria aprovado em uma próxima cúpula de líderes da aliança na Lituânia, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse a repórteres: “Acredito que isso fará parte da conversa em Vilnius”.

Os chefes dos comitês parlamentares de relações exteriores de 19 membros da Otan divulgaram uma declaração conjunta na quinta-feira pedindo que a Ucrânia receba um roteiro claro para ingressar na cúpula da Otan em julho. Os signatários incluíam os chefes do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos EUA e seus comitês equivalentes no Reino Unido, Alemanha e França.

“A Ucrânia está pronta para estar na Otan, estamos esperando quando a Otan estará pronta para receber a Ucrânia”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a repórteres. “E acho que as garantias de segurança são muito importantes não apenas para a Ucrânia mas para nossos vizinhos da Moldávia por causa da Rússia e sua agressão na Ucrânia e potencial agressão em outras partes da Europa.” Os EUA e outros membros da Otan estão procurando opções para garantir a segurança da Ucrânia que poderiam ser semelhantes às garantias informais dadas a Israel.

O chanceler alemão Olaf Scholz, falando no mesmo encontro que Zelensky, disse que Berlim há muito apoia as garantias de segurança para a Ucrânia após a guerra e contribuirá para elas. “Teremos que discutir como eles serão em termos concretos”, disse ele. A Otan anunciou em 2008 que a Ucrânia e a Geórgia eventualmente se juntariam, mas não deu detalhes ou cronograma. Alemanha e França lideraram a oposição a um caminho concreto para a adesão da Ucrânia.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado