Menu
Política & Poder

Operação Lesa Pátria da PF cumpre mais 20 mandados judiciais

No total, foram 18 mandados de busca e apreensão e dois de monitoramento eletrônico, tornozeleira eletrônica

João Paulo Nunes

23/05/2024 9h18

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Mais de um ano após os ataques à Praça dos Três Poderes, a Polícia Federal (PF) segue atuando para investigar e punir os responsáveis. Nesta quinta-feira (23), a PF cumpriu a 27ª da Operação Lesa Pátria.

Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal Federal (STF). No total, foram 18 mandados de busca e apreensão e dois de monitoramento eletrônico, tornozeleira eletrônica, nos estados de Paraná (7), Goiás (1), Mato Grosso (1), São Paulo (7) e Rondônia (2).

Foi determinado pelo STF a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se um cálculo de que os danos causados ao patrimônio público pode ter chegado na casa dos R$ 40 milhões.

São enquadrados na lei os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Operação Lesa Pátria segue em curso com o objetivo de identificar pessoas que financiaram e fomentaram os ataques às sedes dos Três Poderes ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado