Menu
Política & Poder

Novo elege primeiro parlamentar e Câmara Federal renova quase 90% dos cargos no DF

Arquivo Geral

07/10/2018 20h04

Eric Zambom
[email protected]

Nas eleições proporcionais, várias surpresas. Dentre os 32 cargos em disputa, sendo 24 na Câmara Legislativa e oito na Câmara Federal, 23 nomes novos ingressaram na vida pública do DF. Destaque para as inéditas eleições para deputado distrital de Júlia Lucy, do Novo, partido criado há dois anos, e Fábio Félix, do PSOL, que elegeu seu primeiro representante em Brasília.

Na Câmara Distrital, houve oito reeleições. O atual segundo-secretário Robério Negreiros (PSD), Rafael Prudente (MDB), Reginaldo Veras (PDT), Rodrigo Delmasso (PRB), Chico Vigilante (PT), Agaciel Maia (PR), Cláudio Abrantes (PDT) e Telma Rufino (Pros) retornam. Os demais nunca ocuparam a cadeira. O atual vice-presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), foi um dos casos emblemáticos de parlamentares com mandato que não conseguiram a reeleição, bem como Cristiano Araújo (PSD) e Sandra Faraj (PR).

Na Câmara Federal, Laerte Bessa (PR) e Augusto Carvalho (SD) tentavam a reeleição, mas não tiveram sucesso. Érika Kokay (PT) foi a única deputada federal com mandato que retornou. Se juntam a ela a campeã de votos Flávia Arruda (PR), esposa do ex-governador José Roberto Arruda, a empresária Paula Belmonte (PPS), em seu primeiro pleito, a bolsonarista Bia Kicis (PRP), o distrital Julio Cesar (PRB), o também distrital Professor Israel (PV), o youtuber Luis Miranda (DEM) e a ex-presidente da Câmara Legislativa Celina Leão (PP).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado