Menu
Política & Poder

Motta envia casos de amotinados ao Conselho de Ética após Corregedoria recomendar suspensão

Câmara envia ao Conselho de Ética representações contra três deputados envolvidos no motim bolsonarista.

Redação Jornal de Brasília

23/09/2025 15h52

Foto: Agência Câmara

Foto: Agência Câmara

CAROLINA LINHARES
FOLHAPRESS

A Mesa da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou ao Conselho de Ética da Casa quatro representações que pedem a suspensão temporária do mandato de três deputados envolvidos no motim bolsonarista que paralisou o plenário no início de agosto.

A partir do recebimento das representações, o conselho deve instaurar os processos na próxima semana. Os alvos são os deputados Zé Trovão (PL-SC), Marcos Pollon (PL-MS) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).

O envio das representações ao Conselho de Ética segue o rito previsto por Motta, que optou por não punir sumariamente os amotinados, mas, sim, estabelecer a tramitação regular dos casos, que pode levar meses.

Ainda em agosto, Motta havia enviado representações contra os amotinados para a Corregedoria da Câmara e, na última sexta-feira (21), como adiantou a coluna Mônica Bergamo, o corregedor, Diego Coronel (PSD-BA), concluiu sua análise, opinando por uma suspensão de 90 dias para Pollon e de 30 dias para Van Hattem e Zé Trovão.

O parecer da Corregedoria é opinativo. A partir da instauração dos processos no Conselho de Ética, com a escolha de relatores pelo presidente do órgão, Fabio Schiochet (União Brasil-SC), os deputados poderão deliberar a eventual punição aos amotinados.

Trovão, Van Hattem e Pollon estavam entre os principais entraves que Motta encontrou no percurso entre seu gabinete e a retomada do comando da Casa, que durou pouco mais de seis minutos.O primeiro chegou a barrar a passagem de Motta com a perna, enquanto os outros dois se recusaram a deixar a Mesa quando o presidente se aproximou da sua cadeira.

Em defesa prévia encaminhada à Corregedoria da Câmara, Van Hattem disse que a acusação contra si não reproduz “corretamente os fatos” e diz que não é ilegal se sentar na Mesa Diretora.

No total, a Corregedoria analisa representações contra 14 deputados, mas a recomendação de suspensão do mandato foi aplicada apenas aos três. Para os demais, deve ser aplicada a censura escrita.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado