Menu
Política & Poder

Morre ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco

Ex-deputado federal por vários mandatos e ex-ministro do Interior no Governo Sarney, ele estava internado no Hospital Português

Redação Jornal de Brasília

03/08/2021 21h39

HYLDA CAVALCANTI

Faleceu esta tarde, no Recife, aos 73 anos, o ex- governador de Pernambuco Joaquim Francisco Cavalcanti. Ex deputado federal por vários mandatos e ex-ministro do Interior no Governo Sarney, ele estava internado no Hospital Português, onde passava por tratamento contra o câncer de pâncreas.

Joaquim Francisco começou na vida pública em 1967, como oficial de gabinete de Nilo Coelho, então governador de Pernambuco. Três anos depois, ele se formou em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como advogado, atuou no Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (Incra) e na Junta Comercial do estado, onde foi procurador.

Foi prefeito do Recife por duas vezes. Na primeira gestão à frente da prefeitura, ele apoiou a eleição indireta de Tancredo Neves (MDB) para a presidência da República, no Congresso Nacional. Na eleição para a Constituinte de 1986, se elegeu deputado federal pelo PFL. Na Câmara, presidiu a comissão que aprovou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impõe limites aos gastos dos governantes.

Quando José Sarney assumiu a presidência da República, com a morte de Tancredo Neves, foi nomeado ministro do Interior. Em 1988, na primeira eleição para prefeito desde a ditadura militar, Joaquim retornou à prefeitura, desta vez eleito. Ele renunciou ao cargo e, em 1990, se candidatou e venceu a disputa para o governo de Pernambuco.

Depois que terminou o governo, o ex-governador assumiu um cargo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, logo depois, foi trabalhar no Banco Mundial (Bird). De volta ao Brasil, em 1996, retomou a atividade política e se elegeu mais duas vezes para a Câmara dos Deputados.

O velório de Joaquim Francisco ocorrerá no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo estadual de Pernambuco, a partir das 8h de hoje. A família do informou que a cerimônia de cremação está marcada para 15h de amanhã, no Cemitério Moirada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. Essa solenidade será restrita a parentes próximos e amigos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado