Menu
Política & Poder

Moreira Franco evita falar sobre Geddel, alegando que Temer já tomou decisão

Agência Estado

22/11/2016 14h59

Atualizada

O secretário executivo do Programa de Parceria de Investimentos, Moreira Franco, recusou-se a comentar nessa terça-feira, 22, a permanência do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, na Esplanada dos Ministérios, após a denúncia de tráfico de influência e de corrupção que pesa contra ele. Em Paris, Moreira Franco pediu para “mudar de assunto” e afirmou que o presidente Michel Temer tomou uma decisão que “precisa ser respeitada”.

Moreira Franco está em Paris para o segundo dia da agenda internacional de três ministros do governo de Temer – os demais são Maurício Quintella e Marcos Pereira. Pela manhã, Pereira encontrou-se com o ministro das Finanças da França, Michel Sapin, mas não falou com os jornalistas. Já Moreira Franco participou de evento na embaixada do Brasil na capital da França ao lado de empresários e investidores potenciais.

Na saída da conferência, o secretário executivo voltou a ser questionado sobre a manutenção de Geddel Vieira Lima no governo, mas dessa vez foi evasivo. “Vamos mudar de assunto. O assunto já está resolvido”, afirmou, demonstrando impaciência e lembrando que o presidente já decidiu manter seu assessor no cargo.

Diante da insistência dos jornalistas, ele argumentou que não se pronunciaria, nem do ponto de vista pessoal. “Não cabe nenhuma manifestação de natureza pessoal. Foi uma decisão tomada pelo presidente, que entendeu corretamente que esse é o caminho que tem de seguir”, disse ele. “Decisão de presidente da República se respeita.”

Geddel Vieira Lima está no centro da mais recente crise envolvendo membros do governo Temer, desde que foi acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero por supostamente tê-lo pressionado a derrubar um veto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a construção de um condomínio residencial em uma área tombada de Salvador, na Bahia.

Geddel é proprietário de um dos apartamentos que seriam construídos. Na segunda-feira, 21, também em Paris, Moreira Franco chegou a afirmar que “o presidente está tratando dessa questão”. “Ele está muito preocupado”, disse, afirmando também que não afastava que o colega de governo viesse a ser demitido.

As declarações provocaram atrito entre os dois ministros, ambos próximos ao presidente Michel Temer. Conforme a Coluna do Estadão informou nesta terça, Geddel Vieira Lima telefonou para Moreira Franco e cobrou explicações em uma conversa em tom áspero.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado