Menu
Política & Poder

Moraes intima presidente da Unafisco por críticas a operação da PF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, notificou Kleber Cabral para prestar esclarecimentos em investigação sobre acessos ilegais a dados de ministros da Corte.

Redação Jornal de Brasília

19/02/2026 21h03

moraes a

Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal (Unafisco), Kleber Cabral, seja notificado para prestar esclarecimentos no âmbito da investigação sobre acessos ilegais a dados de ministros da Corte e seus parentes.

O procedimento foi realizado de forma sigilosa e ocorreu após Cabral conceder entrevistas à imprensa criticando a operação da Polícia Federal (PF) que, na última terça-feira (17), realizou buscas e apreensões contra servidores acusados de realizar os acessos ilegais.

Devido ao sigilo do caso, não é possível determinar se o pedido de esclarecimentos está relacionado diretamente à investigação ou às declarações de Cabral à imprensa.

Por determinação de Moraes, os servidores investigados devem cumprir diversas medidas cautelares, incluindo monitoramento por tornozeleira eletrônica, afastamento do exercício de função pública, cancelamento de passaportes e proibição de saída do país.

Em nota divulgada após a operação, a Receita Federal esclareceu que as buscas realizadas pela Polícia Federal se basearam em informações fornecidas pelo próprio órgão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado