Menu
Política & Poder

Moraes: Esse é momento para Congresso analisar problema do sistema penitenciário

A fala de Moraes foi reiterada pelo ministro André Mendonça. “Estamos muito distantes do mínimo que se espera nessa seara”, afirmou

Redação Jornal de Brasília

09/03/2023 17h05

Foto: Banco de imagens

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira, 9, que agora “é um momento muito importante para que o Congresso analise um dos grandes problemas do Brasil que é o sistema penitenciário”. Segundo o magistrado, ele fez esse apelo aos senadores bolsonaristas que o visitaram em seu gabinete na semana passada para relatar preocupações sobre a condição dos presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

“A maioria dos presos é de classe média, por isso houve repercussão maior”, destacou o magistrado no início da sessão plenária de hoje, depois de apresentar um relatório sobre as prisões dos envolvidos nos atos. “A maioria dos 700 mil presos no Brasil não é de classe média, são em maioria pobres e pretos”

A fala de Moraes foi reiterada pelo ministro André Mendonça. “Estamos muito distantes do mínimo que se espera nessa seara”, afirmou.

Mendonça, que foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e costuma ter posições alinhadas a ele, também disse que depredação às sedes dos três Poderes é “injustificável”. Ele cumprimentou Moraes pela condução dos inquéritos sobre os atos golpistas e pela visita que o ministro fez, na última segunda-feira, às instalações da penitenciária feminina da Colmeia, no Distrito Federal, que abriga presas envolvidas na depredação.

Mendonça disse que Moraes mostrou preocupação com o conhecimento da realidade e a individualização das condutas. “Tive várias conversas com o próprio ministro Alexandre, com outros ministros daqui, de procurar fazer em menor prazo possível essa individualização e tratamento mais justo possível dentro daquilo que encontrarmos nos autos dessas condutas”, ressaltou. “Que se faça Justiça dentro do devido processo legal”.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado