Menu
Política & Poder

Moraes amplia prazo para entrega de imagens da Operação Contenção

Decisão do ministro do STF atende pedido do governo do Rio para perícia pela PF.

Redação Jornal de Brasília

20/02/2026 16h56

53910168802 d0db8871bc k

Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estendeu de 15 para 20 dias o prazo para o governo do Rio de Janeiro entregar à Polícia Federal (PF) as câmeras e imagens capturadas durante a Operação Contenção, que resultou em 122 mortes em outubro do ano passado, incluindo cinco policiais.

A decisão, assinada na última quinta-feira (19), acolhe pedido do estado fluminense, que solicitou mais tempo para a entrega do material e para que a PF realize a perícia determinada. Inicialmente, no dia 5 deste mês, Moraes havia concedido 15 dias para o envio.

“Determino ao estado do Rio de Janeiro o envio, no prazo de 20 dias, de todas as câmeras e/ou imagens capturadas durante a Operação Contenção, bem como aquelas relativas aos exames cadavéricos, para a diretoria-geral da Polícia Federal”, decidiu o ministro.

A medida foi tomada no âmbito da ADPF das Favelas (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 635), ação em que o STF determinou diversas providências para reduzir a letalidade em operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro.

A Operação Contenção foi deflagrada para cumprir mandados de prisão contra a organização criminosa Comando Vermelho (CV), nos complexos de favelas do Alemão e da Penha, onde, segundo investigações, se concentravam lideranças da facção.

Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado