Menu
Política & Poder

Moraes acusa André Mendonça de improbidade e pede medidas no STF

Ministro sustenta que colega de Corte direcionou investigações contra ele e Davi Alcolumbre após retirar o sigilo de diálogos.

Redação Jornal de Brasília

03/09/2026 20h15

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acusou o colega de Corte André Mendonça de improbidade administrativa, abuso de autoridade e crime de responsabilidade, em documento encaminhado ao presidente do tribunal, Edson Fachin.

Na manifestação enviada para a adoção de providências, Moraes sustenta que Mendonça quebrou a imparcialidade judicial e favoreceu grupos políticos ao retirar o sigilo de um relatório da Polícia Federal. O documento policial expôs diálogos entre Moraes e Daniel Vorcaro.

Moraes também aponta que o colega usurpou a condução dos trabalhos da autoridade policial e agiu de forma irregular em negociações sobre um possível acordo de colaboração premiada com Vorcaro.

A acusação inclui o direcionamento de apurações contra o próprio Moraes e o senador Davi Alcolumbre por interesses particulares e políticos. Segundo o documento, Mendonça teria chegado a sugerir previamente medidas cautelares a serem requeridas pelos investigadores federais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado