O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, cumpriu agenda em Florianópolis (SC), nesta sexta-feira (30), com foco no diálogo com gestores e servidores da Previdência Social e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Região Sul. Participaram também o secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social (MPS), Paulo Pinto, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção.
As atividades começaram pela manhã, no Senac de Florianópolis, com uma reunião com gerentes-executivos de municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O objetivo foi escutar demandas e encaminhar soluções para melhorar o atendimento aos beneficiários.
Em seguida, o ministro participou da 2ª edição do projeto Integrar para Avançar: Diálogo Permanente, Democrático e Plural, que proporciona espaço para os servidores do INSS expressarem opiniões, anseios e sugestões. A iniciativa visa fortalecer o diálogo com os trabalhadores, valorizar o papel do servidor público e promover a integração entre as equipes.
Durante o evento, Wolney Queiroz destacou a importância do sistema previdenciário brasileiro. “Nós temos 118 milhões de brasileiros amparados. Na população com mais de 60 anos, 82% estão protegidos. E na área rural, a cobertura dos idosos chega a 90%. Somos um gigante, somos quem mantém a vivacidade da microeconomia do país”, afirmou o ministro.
Ele ouviu relatos de diversos servidores sobre instabilidade nos sistemas, revisão de benefícios e condições de trabalho, entre outros temas. “Os servidores são fundamentais no momento de retomada e de afirmação do nosso instituto, que é o INSS, a maior autarquia da América Latina. Não há sucesso possível para qualquer ministro sem ser com a participação dos servidores”, enfatizou Queiroz.
O ministro anunciou a data da primeira reunião do Comitê Gestor da Carreira do Serviço Social para 12 de fevereiro. Criado por decreto presidencial em outubro de 2025, a partir de proposta do MPS, o comitê discute melhorias na carreira dos servidores do Instituto, com integrantes nomeados por portaria em 22 de janeiro de 2026.
A 1ª edição do projeto ocorreu com servidores do INSS de São Paulo, em dezembro do ano passado, quando Queiroz reforçou o compromisso em restabelecer a credibilidade e a confiança na Previdência Social e no INSS.
Para finalizar, Wolney Queiroz participou de uma reunião de planejamento com superintendentes do INSS, na Superintendência Regional Sul, debater ações contra a fila de atendimentos, estrutura das agências, perícia conectada e outros assuntos.
O ministro também visitou a unidade de Autoatendimento Orientado no centro de Florianópolis, inaugurada em outubro de 2025, com foco na humanização do atendimento aos cidadãos.
A agenda reforça o compromisso do Ministério da Previdência Social com a escuta ativa, o fortalecimento da gestão e a valorização dos servidores, pilares para aprimorar os serviços à população.