O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e recebeu diárias pagas pelo governo para ir a leilão de cavalos de raça, que chegam a valer R$ 1 milhão.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, a viagem aconteceu no dia 26 de janeiro e teve o destino como São Paulo. O trajeto foi classificado como “urgente”.
Ao chegar no local, o ministro se dedicou a agenda privada, assessorando compradores, promovendo seus cavalos, recebendo prêmios e inaugurando uma praça em homenagem a um cavalo de um sócio.
Como parte da agenda oficial, Juscelino visitou a sede da operadora Claro, onde permaneceu por uma hora, e foi a um evento da Anatel, ficando por apenas 30 minutos.
De acordo com um decreto presidencial, as aeronaves da FAB devem ser solicitadas segundo uma ordem de prioridade.
No caso das diárias, o ministro recebeu R$ 3 mil para quatro dias e meio. O dinheiro público ainda pagou as despesas dele na reinauguração de uma praça em Boituva.
Juscelino é entusiasta de cavalos e vaquejadas, comuns no Nordeste brasileiro. Ele é criador da raça Quatro de Milhas, que são mantidos no haras de sua família, em Vitorino Freire (MA).