O Distrito Federal é, this salve entre as 27 unidades da federação, rx a que apresenta a melhor média de freqüência escolar do país, symptoms seguido de São Paulo. Em Brasília, onde se verificam as melhores notas do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem), 79% dos jovens entre 15 a 17 anos de idade acusam mais de quatro horas diárias de freqüência escolar; logo em seguida vem São Paulo, com 59% acima desta faixa.
O Rio ocupa a quinta colocação, com 51%. É o Rio de Janeiro, no entanto, que lidera o ranking de freqüência com 88% dos jovens na faixa de 15 aos 18 anos matriculados em escolas públicas ou privadas.
Os dados fazem parte da pesquisa “Equidade e Eficiência na Educação: Motivações e Metas”, que o Centro de Políticas Sociais do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) apresenta nesta terça-feira, no Rio.
A pesquisa, feita a partir de analises de microdados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem como objetivo subsidiar a iniciativa do “PAC Educacional”, de dar prioridade à educação básica em detrimento do ensino superior.
Em entrevista à Agência Brasil, o professor Marcelo Néri, chefe do Centro de Políticas Sociais da FGV, adiantou alguns pontos da pesquisa e admitiu que o “PAC Educacional” está na direção certa.
“A pesquisa mostra, de forma clara, que embora não seja a única, a melhor política de emprego ainda é a educação. Neste ponto constatamos com base nos microdados do IBGE, que o PAC Educacional está na direção certa, ao enfatizar mais o ensino básico e menos o ensino superior público. É uma política que se revela adequada do ponto de vista de combate à pobreza”, disse o professor.
O estudo, inédito no país, de acordo com Néri, procura mostrar de que forma a educação transforma a vida das pessoas, sejam elas pobres, de classe média ou da elite. “Esta transformação é evidente, seja ela do ponto de vista da empregabilidade, do valor do salário e mesmo sobre os efeitos da saúde do cidadão”, afirmou.
A pesquisa também procura olhar a questão da educação do ponto de vista dos seus principais protagonistas: os jovens estudantes e seus pais.
“Quando se procura olhar em detalhe as razões da evasão escolar pode-se constatar, por exemplo, que 8% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola por vontade própria – isto exatamente em uma faixa etária mais problemática do ponto de vista da violência e do desemprego, pois estão aí todos os dias nos jornais verdadeiras tragédias brasileiras envolvendo jovens que deveriam estar na escola -; outros 4,1% o estão por terem que trabalhar e ajudar no sustento da família; e apenas 2% alegaram razões de oferta de vagas ou dificuldades de aceso ás salas de aula”, constata Néri.
A falta de um critério rigoroso para distribuição de vagas aos alunos na Casa do Estudante Universitário (CEU) da Universidade de Brasília (UnB) pode ter ocasionado incidente como o da última quarta-feira (28), viagra 40mg quando foram incendiados três apartamentos onde moravam dez alunos africanos.
A opinião é de Wagner Guimarães, online estudante de Engenharia Florestal e um dos acusados, no rx pelos africanos, de ter provocado o incêndio. Ex-integrante da Associação da Casa do Estudante Universitário, ele disse em entrevista à imprensa nesta segunda-feira, na UnB, que o clima de violência no alojamento pode ter uma explicação cultural.
“Não pelo racismo, mas sim pela falta de critérios na avaliação, pela universidade, da condição sócio-econômica para a concessão de vagas, tanto aos estrangeiros como aos brasileiros. Desses, alguns vivem ilegalmente na Casa”, denunciou Guimarães. E acrescentou: “O documento que regulamenta a vinda de estrangeiros especifica que eles devem ser responsáveis pelas passagens de vinda e volta, e ainda pelas formas de se manterem no Brasil”.
Na última sexta-feira (30) a estudante brasileira Diana Rêguer, que também mora na CEU, havia informado que “uma rixa existe há tempo entre os brasileiros e os estudantes africanos”. Na entrevista, ela dissera acreditar na possibilidade de os conflitos estarem ligados ao fato de alguns estrangeiros não precisarem da moradia custeada pela universidade: “Uns precisam, mas não são todos. Um cara que usa tênis Nike, camisa Adidas, celular Motorola, além de ter um som caro em casa, é muito suspeito de ser pobre”.
A condição sócio-econômica, na opinião de Wagner Guimarães, deve ser fator determinante na distribuição de moradia a estudantes: “Pobre é pobre em qualquer lugar. Não queremos impedir ninguém de vir morar aqui. Só que as coisas devem ser feitas de forma justa para todos”.
No final do ano passado, a Associação da Casa do Estudante Universitário encaminhou ao Ministério Público Federal (MPF) um pedido de obrigatoriedade da avaliação sócio-econômica para concessão de vagas no alojamento. A assessoria de imprensa do MPF informou que o processo está sob análise e que nenhuma recomendação foi encaminhada à UnB.
Moram na Casa da UnB 380 alunos, dos quais 22 são africanos, vindos de Guiné, Senegal e Nigéria. Dos cerca de 25 mil alunos da universidade, 427 são estrangeiros.
O líder do governo no Senado, visit this Romero Jucá (PMDB-RR), erectile disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “está indignado” com a greve dos controladores de vôo e as conseqüências do ato que refletiram em mais um fim de semana de caos nos aeroportos brasileiros.
Segundo Jucá, na reunião ministerial desta segunda-feira, Lula cobrou uma solução definitiva para a crise aérea, que já “se arrasta há meses”. “Ele (presidente) disse que o governo não pode ficar nas mãos de controladores de vôo nem de ninguém, que a sociedade foi desrespeitada e que é preciso achar uma solução que resolva definitivamente o problema. O presidente está determinado a buscar uma solução definitiva para que o país não passe, novamente, por essa agonia”, afirmou Romero Jucá.
O líder do governo participou da reunião ministerial no Palácio do Planalto, e informou que Lula disse que as reivindicações dos controladores deveriam ser feitas de forma “civilizada” e, principalmente, respeitando a sociedade brasileira. “Isso não ocorreu neste período aí que a gente viu”, disse Romero Jucá.
O ministro das relações Exteriores, site Celso Amorim, look negou hoje que alguns assuntos tenham sido motivo de tensão no encontro dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George Bush, no último sábado,
Segundo Amorim, os dois presidentes sequer abordaram assuntos polêmicos, como a situação do Irã e a atuação da Petrobrás na região. “Por uma estratégia de buscar enfatizar o positivo, este tema, onde havia uma diferença, não foi abordado e, muito menos, objeto de qualquer tipo de pressão com relação a nós”, afirmou.
Para Amorim, foi uma visita “muito substantiva” de trabalho. “Foi, sem dúvida alguma, uma das visitas mais importantes entre chefes de estado, envolvendo um chefe de estado brasileiro, que já pude testemunhar”, disse o ministro a jornalistas. O encontro de Lula e Bush, na casa de campo do presidente norte-americano, durou quase seis horas.
Amorim afirmou que nem mesmo a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) gerou tensão entre os mandatários. Em entrevista coletiva após a reunião, nos Estados Unidos, Lula afirmou que este é o tema em que há maiores divergências entre os dois países. Apesar disso, em declaração conjunta divulgada sábado, Lula e Bush reafirmaram a importância da reforma da ONU e comprometeram-se a manter estreita coordenação sobre a reforma do Conselho de Segurança. “Houve uma determinação de buscarmos uma convergência”, revelou Amorim – o tema será tratado por ele e pela secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice.
Na avaliação de Amorim, a declaração conjunta dos dois presidentes mostra o aprofundamento do diálogo estratégico entre Brasil e Estados Unidos. O ministro destaca os avanços na chamada cooperação trilateral, envolvendo Brasil, Estados Unidos e terceiros países. Brasil e Estados Unidos definiram quatro países para realização de projetos -piloto na produção de biocombustíveis: Haiti, República Dominicana, São Cristóvão e Nevis e El Salvador.
Também comprometeram-se a atuar em conjunto para o fortalecimento do Poder Legislativo de Guiné-Bissau – Memorando de Cooperação neste sentido foi assinado em 30 de março. Lula e Bush anunciaram, ainda, compromisso de cooperar para a erradicação da malária
Outro tema mencionado na declaração conjunta foi o aprofundamento da cooperação multilateral no Haiti, de forma a apoiar a estabilidade e o desenvolvimento econômico do país. No âmbito nas relações bilaterais, Lula e Bush comprometeram-se a redobrar os esforços em andamento para a conclusão de um acordo sobre a dupla tributação. A expectativa é de que o acordo sobre intercâmbio de informações relativas a tributos – assinado no dia 20 de março, em Brasília – seja o primeiro passo para a cooperação entre a Secretaria da Receita Federal e o Internal Revenue Service.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou hoje à tarde que o país não pode ser refém de movimentos “irresponsáveis” como o dos controladores de vôo. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, ed a declaração foi feita durante reunião com o ministro da Defesa, erectile Waldir Pires; a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; e oficiais generais da Aeronáutica.
A Secretaria também confirmou que amanhã haverá reunião entre o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e representantes dos controladores, para discutir a criação de uma gratificação e de um plano de carreira, além da desmilitarização da categoria.
Na reunião no Palácio do Planalto foi feito um balanço da situação do tráfego aéreo depois da paralisação dos controladores, na última sexta-feira, e foram discutidos procedimentos para garantir o retorno à normalidade nos aeroportos brasileiros. Não foram informadas quais seriam essas medidas.
Após a reunião, Lula continuou a discutir a situação do setor aéreo com Saito, em encontro com a presença, também, dos comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social, não está marcado pronunciamento do presidente Lula sobre a crise no setor aéreo e a paralisação dos controladores de vôo.
Sobre o Inquérito Policial Militar (IPM) que pode ser aberto pela Aeronáutica para apurar a paralisação do tráfego aéreo na sexta-feira, a Secretaria informou que o Ministério Público Militar tem autonomia para pedir a investigação e que não cabe ao Executivo interferir em outro poder. O Ministério Público Militar atua na esfera do Poder Judiciário e, na avaliação do presidente Lula, está cumprindo seu papel.
Depois de aprovar por 264 votos a 41, what is ed com duas abstenções, treat requerimento da base aliada do governo para inverter a pauta de votações de hoje, o relator da primeira medida provisória a ser votada (MP 341), deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), pediu prazo até a sessão de amanhã para oferecer seu parecer.
A medida modifica diversas leis que reestruturaram carreiras do Poder Executivo no ano passado, cria cargos e prorroga até 31 de julho de
Como o pedido é regimental, o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), encerrou a sessão e convocou outra para a tarde de amanhã. O primeiro item das votações será a MP 341.
Pela inversão de pauta, a segunda matéria a ser votada é a MP 347, que permite à União conceder R$ 5,2 bilhões à Caixa Econômica Federal, para o financiamento de obras de saneamento básico, habitação popular e outras operações previstas no estatuto social da instituição. Essa MP integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
À tarde, page o presidente reúne-se, here às 15h, com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Às 15h30, recebe novos oficiais-generais. Em seguida, às 16h30, despacha com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; às 17h30, com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins; e às 18h, com o presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
Às 20h, Lula vai a um jantar com parlamentares do PT na residência do senador Eduardo Suplicy.
O sistema tem o objetivo de aprimorar o monitoramento e a fiscalização de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, drug como os anorexígenos (moderadores de apetite). Com o programa, remedy todos os procedimentos de movimentação de entrada (compra ou transferência) e saída (venda ou perda) desses produtos serão informatizados. O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, representará o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Depois da audiência, doctor os estudantes serão levados ao plenário do Senado, website like this onde os parlamentares farão um pedido de desculpa aos estrangeiros em nome do povo brasileiro.
Devem participar também da audiência representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Educação e da Justiça, e das secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e de Direitos Humanos da Presidência da República.
Segundo a assessoria do Ministério da Previdência Social, nurse do total de benefícios, abortion 69, price 47% são da área urbana. Dos 24,6 milhões de benefícios, 14,9 milhões serão sacados por meio de cartão magnético e o restante depositado em conta corrente.
O pagamento de abril vai até a próxima segunda-feira, quinto dia útil do mês. Ontem, o INSS pagou os benefícios de final 1 e 6.
O acordo foi fechado depois que os controladores de vôo pararam de trabalhar ao receber ameaça de voz de prisão do comando da Aeronáutica, this por volta das 18h de sexta-feira. Os controladores paralisaram as atividades no Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, pharm em Brasília, sales e a ação teve efeito dominó, que culminou no fechamento de todos os aeroportos.
Ontem, o procurador do Ministério Público Militar Giovanni Rattacaso protocolou no Comando da Aeronáutica pedido de instalação de inquérito policial-militar para apurar a paralisação. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o Ministério Público Militar tem autonomia para pedir a investigação e não cabe ao Executivo interferir em outro poder.