O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, reuniu-se nesta quinta-feira (12.02), em Brasília, com lideranças da igreja evangélica do estado de Goiás. O objetivo foi fortalecer parcerias que levam informações, serviços e programas do Governo Federal às populações mais necessitadas.
O encontro contou com a presença do bispo Batista Belo, do pastor Hermes Fernandes, ambos de Goiás, e do secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton. A discussão destacou a capilaridade das instituições religiosas para identificar cidadãos que possuem direitos sociais, mas permanecem desassistidos por falta de conhecimento.
Durante a reunião, o ministro reconheceu a importância das igrejas no alcance das populações vulneráveis. “Sabemos que as igrejas têm um papel muito importante e chegam onde a gente ainda não chega. Alcançamos milhões de pessoas com o Bolsa Família e vários outros programas e precisamos alcançar ainda as pessoas que têm o direito e nem sabem que têm o direito”, afirmou Wellington Dias.
Ele acrescentou que o presidente Lula deseja estender a mão a essas pessoas, mencionando programas como Minha Casa, Minha Vida, para quem não tem casa, e Farmácia Popular, para acesso a remédios. O governo conta com mais de 50 programas para garantir o acesso do público a esses benefícios.
O bispo Batista Belo expressou gratidão pela iniciativa. “Vamos trabalhar juntos. Quero agradecer o carinho por nos receber com alegria e trazendo para nós essa infinidade de cursos, que a gente pode levar aos pastores mais simples e igrejas lá no canto de Goiás que mais precisam”, disse.
De acordo com o secretário Luiz Carlos Everton, o Ministério do Desenvolvimento Social já contabiliza mais de mil igrejas evangélicas parceiras em todo o país. Essas instituições atuam na garantia de oportunidades de qualificação profissional, geração de emprego e renda, e estímulo ao empreendedorismo.