Menu
Política & Poder

Ministro da Justiça se reúne com comandante da Aeronáutica para alinhar pautas de segurança

Encontro em Brasília discute parcerias em drones de última geração para combater o crime organizado e reforçar a segurança de fronteiras.

Redação Jornal de Brasília

19/02/2026 17h35

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Brasília, 19 de fevereiro de 2026 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, reuniu-se nesta quinta-feira com o tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, para alinhar pautas de interesse comum entre as áreas de Justiça, Segurança Pública e Força Aérea.

O encontro teve como foco principal a discussão de parcerias envolvendo drones de última geração. O comandante da Aeronáutica apresentou o protocolo de intenções firmado com empresas do setor, destacando o potencial dessas tecnologias no combate ao crime organizado, na segurança de fronteiras, na inteligência, na proteção de pessoas e no monitoramento.

Durante a reunião, foram definidos pontos focais entre os militares e os secretários nacionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para o desenvolvimento de projetos e ações que beneficiem a sociedade. O ministro designou o secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Chico Lucas, e seu assessor especial, Daniel Hirata, como representantes do ministério para essas iniciativas.

Participaram do encontro o tenente-brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa; o tenente-brigadeiro do Ar Sérgio Bastos, comandante-geral de Pessoal; o major-brigadeiro Soares, chefe de Gabinete do comandante; o brigadeiro Rezende, chefe da Assessoria de Relações Institucionais; e o consultor jurídico do MJSP, Reinaldo de Souza Couto Filho.

Com informações do Governo Federal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado