Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Política & Poder

Ministério autoriza 364 leitos de suporte ventilatório pulmonar

Leitos são destinados para 15 estados

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde autorizou, nesta quinta-feira (10). a compra de 364 leitos de suporte ventilatório pulmonar. A medida beneficia pacientes com covid-19 que precisem do sistema único de saúde (SUS).

As autorizações, em caráter excepcional e temporário, são destinadas para os estados do Amazonas, da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Rio Grande do Norte, Goiás, Mata Grosso, Paraíba e Paraná. O valor do repasse mensal é de mais de R$ 5,2 milhões, correspondente aos meses de maio e junho de 2021. As duas portarias que autorizam os leitos estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU)

Os leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar são voltados para pacientes de Covid-19 que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio. A autorização ocorre sob demanda dos estados, que possuem autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários.

No entanto, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. Somente em 2021, já foram autorizados mais de 3,1 mil leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar com um investimento federal de mais de R$ 103 milhões.






Você pode gostar