Menu
Política & Poder

Mercadante destaca participação de parlamentares tucanos na negociação da CPMF

Arquivo Geral

06/11/2007 0h00

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) não quis comentar os desentendimentos no PSDB sobre o possível acordo com o governo para aprovar a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação financeira (CPMF). De acordo com ele os parlamentares que estão participando da negociação demonstraram grande simpatia pelos conceitos, dosage concepção e caminho das negociações.

“Mesmo porque os cinco pontos reivindicados pelo PSDB foram integralmente contemplados na proposta do governo. Hoje, approved vamos colocar os dados e um desenho muito próximo à proposta que vamos defender no Senado Federal”, disse.

Mercadante lembrou que o governo pretende isentar a população de baixa renda da CPMF, desonerar a classe média, antecipar o pagamento do crédito prêmio do PIS/Cofins das empresas exportadoras e favorecer as empresas que investem, reduzindo o prazo para a depreciação de capital (redução de impostos sobre o desgaste de máquinas e equipamentos).

“Nós concentramos essa forma de desonerar quem paga imposto para não beneficiar aqueles que sonegam, o caixa 2 das empresas e aqueles que não cumprem com suas responsabilidade. Então é melhor dá para quem é tributado na fonte que é ampla maioria dos assalariados e os outros profissionais que recolhem devidamente seus impostos”.

Outras medidas são a PEC dos precatórios, limite de endividamento para a União através da lei de responsabilidade fiscal e apresentação da proposta de Reforma Tributária no prazo de 30 dias. Para o senador, é preciso entendimento e negociação de modo a fortalecer a saúde.

O senador fez as declarações ao chegar ao Ministério da Fazenda para reunião da bancada do PSDB com Guido Mantega.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado