O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, admitiu, nesta quarta-feira (2), que se reuniu com Daniel Vorcaro, do Banco Master, em São Paulo. O encontro ocorreu em 14 de março de 2025 e durou cerca de duas horas.
O jornalista Paulo Motoryn teve acesso ao material referente à reunião entre o relator do caso Master e Daniel Vorcaro. O conteúdo foi divulgado originalmente na newsletter Noites Húngaras, publicada no Substack. De acordo com a publicação, o contato entre André Mendonça e Daniel Vorcaro teria sido intermediado pelo advogado baiano Ciro Rocha Soares e pelo deputado federal Cezinha de Madureira (PL-SP).
A iniciativa, ainda segundo o site, buscava estabelecer um canal de interlocução com o ministro em um momento de crescente pressão institucional sobre o Banco Master.
O QUE DIZ MENDONÇA
Em nota, Mendonça confirmou que se reuniu com Vorcaro antes de assumir a relatoria do caso envolvendo o Banco Master no STF, em fevereiro deste ano. O ministro afirmou que o encontro foi solicitado pelo empresário e declarou que, durante a conversa, “se limitou a ouvi-lo”.
“Em todas as ocasiões, o assunto tratado foi a Suspensão de Tutela Provisória (STP) 976, que estava sob julgamento do Supremo Tribunal Federal e que discutia créditos de precatórios de interesse do Banco, mas que se encontrava, na exata data da reunião, com pedido de vista de outro Ministro. Como já noticiado pela imprensa, o empresário buscou interlocução semelhante com outros integrantes do STF para tratar do mesmo assunto”, explicou.
Em uma mensagem de áudio enviada a Vorcaro em 8 de fevereiro de 2025, acompanhada por uma foto ao lado de Mendonça, Ciro Soares afirmou que estava “trabalhando” em favor do banqueiro. Na ocasião, o advogado acompanhava o ministro em uma alfaiataria de São Paulo, onde Mendonça faria um terno.
Os documentos apreendidos também indicam que Soares e o deputado Cezinha de Madureira já tinham procurado o ministro anteriormente. Nas conversas, os dois trataram de questões relacionadas à crise do Banco Master e às dificuldades que a instituição enfrentava diante do Banco Central.
LEIA A NOTA DE MENDONÇA NA ÍNTEGRA:
“Sobre a reportagem publicada nesta data, o ministro André Mendonça esclarece que recebeu o empresário Daniel Vorcaro uma única vez, em março de 2025, por iniciativa do próprio empresário, e que se limitou a ouvi-lo. No mesmo mês, atendeu também o advogado do empresário, e ainda mantém, nos registros do gabinete, os memoriais escritos recebidos por ocasião do encontro.
Em todas as ocasiões, o assunto tratado foi a Suspensão de Tutela Provisória (STP) 976, que estava sob julgamento do Supremo Tribunal Federal e que discutia créditos de precatórios de interesse do Banco, mas que se encontrava, na exata data da reunião, com pedido de vista de outro Ministro. Como já noticiado pela imprensa, o empresário buscou interlocução semelhante com outros integrantes do STF para tratar do mesmo assunto.
Registre-se, aliás, que a atuação jurisdicional do ministro foi contrária à posição defendida pelo empresário, em linha com sua posição historicamente defendida em casos semelhantes, conforme se pode verificar nos autos.
Por fim, o ministro não comenta diálogos privados entre terceiros, cujo teor não lhe cabe confirmar. Sua atuação, pública e privada, é pautada pela legalidade e pela impessoalidade”.