BRUNO XAVIER
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
O candidato Pablo Marçal (PRTB) oscilou quatro pontos para cima no eleitorado feminino e atingiu 16% das intenções de voto entre as eleitoras paulistanas, sua melhor marca no segmento desde o início do mês, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26).
Apesar disso, ele continua distante da liderança nessa faixa do eleitorado, dividida por Guilherme Boulos (PSOL), com 27% e Ricardo Nunes (MDB), com 26%.
O influenciador é o mais rejeitado pelas mulheres, com 53% das entrevistadas dizendo que não votariam nele de jeito nenhum, segundo o levantamento do instituto. Em 8 de agosto, eram apenas 32%.
Para estancar a alta rejeição, ele fez esforços para alcançar o público feminino, buscando suavizar sua imagem, estratégia aparentemente esgotada já no debate do Flow Podcast, na última segunda-feira (23).
Entre os homens, Marçal e Nunes empatam numericamente na liderança, com 27% das intenções cada. Boulos oscilou um ponto para cima e tem 24%. Os três estão em empate técnico.
No levantamento anterior do Datafolha, divulgado na semana passada, Nunes tinha 24% do voto masculino, Marçal, 28%, e Boulos, 23%. Entre as mulheres, Nunes tinha 30%, empatado com Boulos, com 29%. Marçal marcava 12%.
A margem de erro nos dados por gênero é de quatro pontos para homens e três pontos para mulheres.
A pesquisa Datafolha foi contratada pela Folha de S.Paulo. O levantamento ouviu 1.610 eleitores na capital paulista entre os dias terça-feira (24) e esta quinta (26) e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-06090/2024.
Quando se observa a rejeição, 46% dos homens dizem que nunca votariam em Boulos, ante 32% das mulheres. No eleitorado masculino, a taxa de Marçal é de 42%.
Já Nunes tem rejeição similar nos dois estratos, de 20% no masculino e 21% no feminino.