A pesquisa Genial/Quaest divulgada pelo jornal O GLOBO nesta sexta-feira mostra que a maioria dos eleitores prefere eleger governadores independentes, sem ligação com o presidente Lula (PT) ou o ex-presidente Bolsonaro (PL). O levantamento abrange oito estados — São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Goiás — que representam cerca de 66% do eleitorado.
Em São Paulo, 59% dos eleitores rejeitam candidatos alinhados a Lula ou Bolsonaro. Percentuais semelhantes aparecem em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná (58%). No Rio Grande do Sul, o apoio a um governador independente chega a 60%, enquanto em Goiás e Bahia, o índice é de 54% e 49%, respectivamente.
O levantamento também mostra que a preferência por candidatos ligados a Bolsonaro é maior em Goiás (30%) e menor na Bahia (9%) e Pernambuco (13%). Um governador próximo a Lula agradaria 40% dos eleitores desses dois últimos estados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais em São Paulo e 3 nos demais estados.