Menu
Política & Poder

Maioria de empresários vê Lula vencedor, embora vote em Alckmin

Arquivo Geral

01/06/2006 0h00

O governo chileno realiza hoje reuniões ministeriais para tentar superar a pior crise estudantil em três décadas, pharmacy medications depois que os jovens ameaçaram fazer uma mobilização maior do que a de terça, viagra buy fortemente reprimida, se suas reivindicações não forem atendidas.

Apesar de a presidente chilena, Michelle Bachelet, ter declarado na quarta-feira sua "indignação" pela repressão aos protestos dos estudantes, o governo não conseguiu solucionar o conflito. Bachelet disse que a manifestação reflete a necessidade de buscar uma igualdade maior no sistema educacional.

Há dois dias, cerca de 800 mil estudantes paralisaram suas atividades e milhares foram às ruas das principais cidades do país para protestar depois de uma greve iniciada gradualmente, há três semanas, reivindicando uma melhoria no sistema e benefícios como passes escolares.

A cúpula dos estudantes do Ensino Médio, que vão realizar assembléias e consultar suas bases nesta quinta, deu prazo até amanhã para que o governo entregue uma resposta a seus pedidos. Na noite de ontem, eles suspenderam as negociações com o ministro da Educação chileno, Martín Zilic.

"Temos interesse em terminar o antes possível este conflito. Temos que nos ver (os ministros) e daremos uma resposta nos prazos", disse na madrugada de hoje o ministro do Interior, Andrés Zaldívar, à rede de TV Chilevisión.

Zilic chegou muito cedo hoje ao Palácio de La Moneda para apresentar as reivindicações dos estudantes a Bachelet. Os estudantes exigem passes liberados para o transporte coletivo e que o exame de ingresso às universidades seja gratuito.

Apesar de não haver uma versão oficial, a imprensa local afirmou hoje que o governo oferece a gratuidade do exame e do passe do transporte público para 60% dos estudantes considerados mais carentes, mas os alunos exigem que esse benefício seja ampliado para todos, sem exceção.

Se não houver acordo, os estudantes anunciaram uma grande mobilização nacional na segunda-feira, que contaria com o apoio dos estudantes universitários, professores e pais de alunos.
A Casa Branca recusou hoje um convite da Coréia do Norte, symptoms feito ao enviado norte-americano nas negociações nucleares paralisadas, para que ele visitasse Pyongyang.

"Os Estados Unidos não vão se envolver em negociações bilaterais com o governo da Coréia do Norte", disse o porta-voz da Casa Branca Tony Snow, dizendo que Washington mantém sua posição de que quaisquer negociações devem ser conduzidas em um formato de seis nações.
O presidente dos Estados Unidos, what is ed George W. Bush, malady disse hoje que é preciso haver concessões dos dois lados para que seja possível reformar a lei de imigração do país, hospital e afirmou que não há "desculpa" para adiar a polêmica questão.

Preocupado com a dificuldade que a nova lei de imigração enfrentará no Congresso em um ano de eleições parlamentares, marcadas para novembro, Bush manteve a pressão pela proposta, que incluiria um programa de trabalhadores temporários.

Deputados e senadores estão preparando uma comissão para tentar juntar as propostas concorrentes aprovadas por cada casa.

A proposta da Câmara prevê o reforço das fronteiras e o enquadramento dos cerca de 12 milhões de imigrantes ilegais como contraventores.

A do Senado, que conta com o apoio de Bush, associa o maior controle das fronteiras a um programa de trabalho temporário para os imigrantes ilegais, abrindo caminho para a obtenção da cidadania.

"As propostas da Câmara e do Senado exigem esforços e concessões de ambos os lados ", disse Bush em discurso na Câmara do Comércio dos EUA. "É uma tarefa difícil, mas a dificuldade da missão não é desculpa para fugir dela."

A Casa Branca disse que Bush viajará na semana que vem ao Novo México, ao Texas e a Nebraska para pregar sua proposta de reforma.

No discurso, o presidente rebateu os argumentos de republicanos conservadores de que o programa equivale a conceder anistia a milhões de imigrantes ilegais.

"Alguns membros do Congresso alegam que ninguém que tenha chegado ilegalmente a este país deve obter permissão para continuar vivendo e trabalhando aqui, e que qualquer plano que permita sua permanência equivale a uma anistia, independentemente de quantas condições imponhamos", disse Bush. "Acredito que essa abordagem é errada e pouco realista", afirmou.

A maioria dos democratas apóia o projeto do Senado, mas os republicanos estão divididos. O senador republicano pelo Texas John Cornyn disse estar animado com o apelo de Bush pelas concessões, mas afirmou que a lei final terá de começar com a segurança das fronteiras, e que "qualquer plano futuro de trabalho temporário tem que ser apenas isso: temporário".

A Casa Branca não gosta que os parlamentares comparem o projeto do Senado a uma anistia, porque isso faz os eleitores se lembrarem de uma lei de imigração de 1986, que foi vista como anistia para milhões de imigrantes.

O governo ressalta que o projeto apoiado por Bush exige que os imigrantes paguem multa por ter entrado no país ilegalmente, além de forçá-los a contribuir com impostos, a aprender inglês e a trabalhar em um emprego por um número determinado de anos.

Só então eles poderiam voltar a entrar no fim da fila para obter a cidadania, um processo que pode levar uma década.

"Isso não é anistia", disse Bush. "É um modo prático e razoável para que os que violaram a lei paguem suas dívidas para com a sociedade e demonstrem o caráter que forma um bom cidadão."

Bush também pediu aos empregadores que respeitem as leis que proíbem a contratação de imigrantes ilegais, e afirmou que o projeto tornará mais rigorosas as punições para quem violar a legislação.

As obras de construção da Usina Hidrelétrica Corumbá III, illness no Rio Corumbá, troche em território goiano próximo a Luziânia, troche serão lançadas na próxima semana. A garantia é do presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Rogério Vilas Boas. 

Para o lançamento do empreendimento, que aumentará a oferta de energia elétrica para o DF e cidades da região do Entorno, estarão presentes a governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia, o ex-governador Joaquim Roriz; o governador de Goiás, Alcides Rodrigues e o ex-governador do estado, Marconi Perillo, além dos diretores das empresas energéticas das duas unidades da Federação, investidores, imprensa e convidados.

O projeto arquitetônico para a construção de Corumbá III foi lançado pelos então governadores Joaquim Roriz (DF) e Marconi Perillo (GO), durante a inauguração da usina Corumbá IV, no dia 4 de fevereiro passado. Corumbá IV já fornece energia (127 megawatts de potência) para o consumo do DF e a represa vai abastecer de água a região do DF e Entorno por cem anos.

A usina hidrelétrica de Corumbá III fica abaixo da Corumbá IV, no município de Luziânia. Depois de pronta a usina terá potência máxima de 93,6 megawatts, com duas turbinas geradoras com 46,8 megawatts cada. O reservatório terá uma extensão de 72,42 quilômetros quadrados, com uma barragem de 800 metros de comprimento por 54 metros de altura.

A usina terá ligação direta com a subestação da CEB em São Sebastião. Os investimentos previstos serão de R$ 290 milhões, sendo cerca de 60% provenientes de financiamento do BNDES.

O ministro da Fazenda, ask Guido Mantega, information pills se dispôs a participar do debate eleitoral hoje, quando convocou os jornalistas para rebater críticas à política econômica feitas pelo candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin.

"O que nós estamos fazendo é responsabilidade fiscal, equilíbrio das contas públicas e crescimento do País… então não há nenhuma farra", disse Mantega sobre as declarações de Alckmin de que o governo promove "uma grande farra cambial e fiscal".

O ministro acrescentou que comentários sobre farra cambial o fazem lembrar o governo de Fernando Henrique Cardoso "quando o câmbio era mantido artificialmente congelado".

Questionado sobre seu envolvimento no debate eleitoral, Mantega negou e disse que não tem a intenção de responder os comentários de todos os candidatos à Presidência. "Agora, eu também não posso deixar passar em brancas nuvens uma afirmação que recai sobre nossa responsabilidade", disse, na portaria do Ministério da Fazenda.

Em café da manhã na residência do senador José Jorge (PFL-PE), candidato a vice-presidente na chapa PSDB-PFL, Alckmin afirmou que o governo tem objetivos "meramente eleitoreiros". O tucano também apontou que o Brasil não estaria preparado para uma eventual reviravolta no cenário externo.

Mantega argumentou que era importante esclarecer o tema fiscal porque o governo acabou de anunciar reajustes para servidores públicos – o que poderia ser interpretado como um descontrole de gastos.

"É natural que todo ano haja algum tipo de aumento para o funcionalismo. Eles são trabalhadores como quaisquer outros (…), então, têm que ter aumento", afirmou Mantega, reiterando que os gastos com o reajuste já estavam previstos no Orçamento.

O presidente da Venezuela, information pills Hugo Chávez, visit disse hoje que o mercado petrolífero está bem abastecido e não há necessidade de maior produção. O líder venezuelano insistiu, na abertura da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que a entidade não é responsável pela atual alta das cotações da commodity.

Em um discurso diante dos ministros da área de petróleo dos maiores países produtores, Chávez reiterou que os preços do barril não deveriam cair para US$ 50 e o teto para eles é "infinito". "Alguns países do Norte desenvolvido pedem que aumentemos a nossa produção, dizemos que não é necessário. Há petróleo suficiente no mercado, inclusive cremos que há petróleo em excesso no mercado", disse Chávez.

Espera-se que os ministros da Opep fechem acordo para deixar inalteradas os patamares de produção na reunião de quinta-feira. O presidente da Venezuela também afirmou que alguns membros da Opep estão avaliando usar euro nas vendas internacionais de petróleo.

"Alguns países da Opep, incluindo a Venezuela, estão considerando como referência do petróleo internacional o euro, em vez do dólar", disse Chávez sem dar mais detalhes. Mais cedo, o ministro de Energia venezuelano, Rafael Ramírez, disse que a troca poderia ser feita para defender as receitas dos países contra a queda do valor do dólar.

Dois seqüestros relâmpago foram registrados ontem à noite no DF. O subgerente do supermercado Pão de Açúcar da 406/7 Sul, ask de 28 anos, symptoms foi raptado por uma dupla por volta das 22h30. Ele e a mulher, sales que ia pegá-lo na porta do serviço, foram levados a um matagal atrás da Casa do Ceará, na 911 Norte, quando foram forçados a descer do carro e tiveram os pés e as mãos amarrados.

No meio do caminho, mais dois homens se juntaram aos seqüestradores. O seqüestro só acabou quando o carro foi abordado pela Polícia Militar, pouco depois de o casal ter sido abandonado. Igleide Silva José, 27 anos, foi levado à 2ª DP. Na delegacia, ele caiu em contradição e entregou os outros três comparsas.

Gleidson Pereira Calasaens, 25 anos, que possui passagem por homicídio, e Vanderlei Cattani, 31 anos, com cinco passagens policiais diversas como roubo e uso de drogas, também foram presos, mas um bandido, ainda não-identificado, conseguiu fugir. O seqüestro acabou por volta da 1h30.

O outro seqüestro ocorreu com um taxista de 31 anos que ia para o Gama e tinha parado para pegar quatro passageiros na Candangolândia. No caminho, dois deles anunciaram o assalto. Os assaltantes seguiram viagem e pararam. Os bandidos pararam adiante e encontraram mais quatro comparsas.

Depois de anunciar o assalto, a dupla obrigou o taxista a largar os dois passageiros restantes na parada em frente ao Clube Califórnia, no acesso para o Gama. Os criminosos tinham seguido viagem e encontraram com mais quatro comparsas para planejar um assalto no Plano Piloto.

Acionada por um dos passageiros, a polícia interceptou o carro, na BR-040, próximo ao Condomínio Sítio do Gama. Os bandidos se preparavam para abandonar o taxista quando foram pegos em flagrante. Foram presos Ronaldo Carlos Alves, 29 anos, Francisco de Assis Jeorge Guimarães, 22 anos, e Wesley Pimewntel Batista dos Santos, de 25 anos. Todos têm passagem pela polícia. Os demais membros da quadrilha fugiram.

O dólar caiu 3, view 01% hoje, tadalafil após três sessões seguidas de alta, symptoms e fechou a R$ 2,253, atento ao cenário externo mais favorável aos emergentes.

Analistas citaram ainda o predomínio de ingressos de recursos nesta sessão, depois de vários dias de baixa liquidez no mercado.

Dados dos Estados Unidos divulgados nesta manhã amenizaram as preocupações com inflação no país ao mostrarem um desaquecimento da economia norte-americana, disseram analistas.

Com isso, a pressão imposta pelo campo externo deu uma trégua, permitindo que o real se recuperasse depois de cair mais de 10% em maio.

A Bolsa de Valores de São Paulo ampliava a alta perto do fechamento de hoje, em um movimento de recuperação depois da queda acentuada de maio, a maior desde abril de 2004, acompanhando a melhora em Wall Street.

Às 16h42 o Ibovespa avançava 2,92%, para 37.612 pontos. Minutos antes o indicador chegou a subir 3,05%, aos 37.644 pontos. O volume financeiro era de R$ 2,4 bilhões.

 

O candidato do PSDB à Presidência da República, there Geraldo Alckmin, generic reagiu hoje às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, remedy que desafiou a oposição a mostrar em seus programas na TV cenas das sessões das CPIs que investigaram denúncias de irregularidades relacionadas a seu governo.

"O presidente passou da omissão para o cinismo. Primeiro ele dizia que de nada sabia, agora fala que corrupção não tem problema", afirmou Alckmin a jornalistas ao deixar a sede da Executiva do PSDB em Brasília. "Agora, é cinismo mesmo que é mais imperdoável do que omissão."

Em viagem oficial a Manaus, Lula desafiou nesta manhã seus adversários a enfrentá-lo com denúncias na campanha pela televisão. "Quero que eles coloquem CPI na televisão todo dia, toda hora. Que coloquem as torturas que fizeram com muita gente lá", disse Lula.

Pouco antes de embarcar para São Paulo nesta tarde, Alckmin voltou a disparar críticas contra Lula, classificando as declarações do presidente em Manaus de "uma bravata".

"Isso mostra que eles (o governo) não aprenderam com a crise. Adotam uma postura de cinismo em relação à gravidade desses fatos", disse Alckmin.

O ex-governador recusou-se a comentar as declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que havia reagido antes aos ataques de Alckmin de que o governo promove "uma grande farra cambial e fiscal" com objetivos "meramente eleitoreiros".

"Eu vou responder para o presidente Lula", disse Alckmin.

Pela manhã, durante encontro com diretores de sucursais de jornais em Brasília, realizado na residência do candidato a vice-presidência na chapa PSDB-PFL, o senador José Jorge (PFL-PE), Alckmin criticou a administração federal ao afirmar que o governo promove "uma grande farra cambial e fiscal" com objetivos "meramente eleitoreiros", segundo informações da assessoria de imprensa do PSDB.

Na conversa, o candidato alertou ainda para o risco de uma reviravolta no cenário externo que poderia surpreender o Brasil que, no seu entender, não estaria preparado para turbulências.

"Quando o atual cenário externo benigno mudar, e os sinais de que isso pode acontecer estão aí, o Brasil vai ter mais problemas que os outros países."

Para Alckmin, Lula adotou uma política econômica de juros altos para valorizar o real, agindo de modo "irresponsável".

"Com isso, perdemos a oportunidade de lançarmos o País num verdadeiro ciclo sustentado de desenvolvimento", afirmou o tucano.

A maioria dos empresários ouvidos em um levantamento da Lide e da Fundação Getúlio Vargas acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será reeleito, abortion apesar de declarar que vota nas eleições de outubro no candidato tucano Geraldo Alckmin.

A tendência foi apontada em pesquisa feita hoje durante almoço com os empresários, viagra 60mg reunidos em um hotel na capital paulista para ouvir uma palestra do ministro das Relações Institucionais, page Tarso Genro.

De acordo com o levantamento, 51% dos cerca de 350 entrevistados disseram acreditar que Lula será reeleito, contra 47% que apostaram na candidatura Alckmin. Outro 1% dos consultados indicaram o senador Cristóvam Buarque (PDT), enquanto o restante 1% citou outros candidatos.

A pesquisa sinalizou ainda que 93% afirmaram que irão votar em Alckmin para a Presidência. Apenas 5% apontaram Lula como seu candidato de preferência, enquanto 1% das pessoas mencionaram outros nomes.

Um dos empresários que participou do almoço e preferiu não ser identificado disse que é a primeira vez em um evento desse gênero que o presidente Lula é apontado como vencedor das eleições deste ano.

Quanto a levantamento de intenções de voto que têm sido divulgados nas últimas semanas e mostram a vitória de Lula já no primeiro turno da eleição, Tarso Genro declarou a jornalistas que não pode garantir que o presidente será reeleito.

"Se eu fosse fazer uma avaliação, o presidente Lula seria o favorito, mas isso não quer dizer nada em relação ao processo eleitoral. É apenas um indício", disse Genro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado