Menu
Política & Poder

Lula tenta contemplar tendências do PT e deve anunciar coordenação de campanha até abril

O PT é composto por diversos agrupamentos de posições políticas distintas, alguns mais numerosos e influentes internamente do que outros

FolhaPress

08/02/2022 23h14

Atualizada 09/02/2022 6h04

Foto: Ricardo Stuckert

Fábio Zanini
São Paulo, SP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar em março ou abril sua coordenação de campanha, quando assumirá a candidatura presidencial.

Uma dificuldade vem sendo contemplar todas as tendências do partido no colegiado. O PT é composto por diversos agrupamentos de posições políticas distintas, alguns mais numerosos e influentes internamente do que outros.

Na definição de candidaturas, lideranças no Congresso, posições no partido e situações similares, o partido costuma levar em conta a necessidade de incluir representantes de diferentes correntes.

A tendência majoritária no PT atualmente é a Construindo um Novo Brasil, que tem Lula e a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, como representantes.

Outra tendência importante é a Articulação de Esquerda, que se define como ideologicamente à esquerda da CNB e é crítica a acenos do partido ao centro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado