Menu
Política & Poder

Lula se reúne com ministros e líderes para discutir MP da alta de impostos

Crise fiscal e resistência no Senado marcam última tentativa do Planalto de manter MP tributária

Redação Jornal de Brasília

08/10/2025 14h52

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Foto: Ricardo Stuckert/PR

RAQUEL LOPES
FOLHAPRESS

O presidente Lula (PT) se reúne nesta quarta-feira (8) com ministros e líderes para discutir a MP (medida provisória) de aumento de impostos. O governo teme que perder R$ 35 bilhões de em arrecadação até 2027 caso o texto expire.


A MP perde validade nesta quarta-feira (8) e ainda precisa ser aprovada na Câmara e no Senado.


Participam da reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e líderes da Câmara.


Segundo líderes partidários da Câmara, o maior foco de oposição à MP está no Senado neste momento, e há dúvidas se os senadores vão endossar uma proposta de acordo desenhada pelos deputados.


O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), acusou o Parlamento de colocar o Brasil em uma crise fiscal. “Tem uma turma querendo derrubar a MP. Estão cavando um buraco no Orçamento. É a mesma turma que derrubou o IOF”, disse.


A Frente Parlamentar da Agropecuária (PFA) decidiu se manter contra a medida provisória mesmo após o relator, Carlos Zarattini (PT-SP) retirar a previsão de taxação do agro e desidratar a proposta para tentar aprová-la.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado