O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.331, que cria o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento, a ser comemorado anualmente em julho. A lei foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (8).
Originária do projeto de lei 3.650/2023, de autoria do senador Marcos Pontes (PL-SP), a norma tem como objetivo principal impulsionar a divulgação e a participação de alunos da educação básica em competições acadêmicas. Essas competições abrangem áreas como matemática, ciências da natureza e tecnologia.
De acordo com a justificativa do projeto, cerca de 20 milhões de jovens em todo o Brasil participam anualmente dessas olimpíadas, que permitem testar conhecimentos e reforçar o interesse pela ciência e pelos estudos. O senador Pontes destacou que os competidores desenvolvem uma paixão pela área científica.
A escolha de julho para o mês comemorativo homenageia um marco histórico: em 1981, o estudante Nicolau Corção Saldanha, então com 17 anos, conquistou a medalha de ouro para o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, realizada nos Estados Unidos. Esse feito inspirou milhares de jovens e contribuiu para o crescimento de mais de 80 competições semelhantes no país.
Com informações da Agência Senado