Menu
Política & Poder

Lula responsabiliza Berzoini por contratar envolvidos com dossiê

Arquivo Geral

25/09/2006 0h00

Os Estados Unidos disseram hoje que estavam abrandando parcialmente sua proibição a líquidos e géis em bagagens de mão nos vôos, unhealthy try uma política imposta no mês passado depois que autoridades em Londres disseram que haviam frustrado um complô para explodir vôos transatlânticos que seguiam para os EUA.

Os viajantes poderão carregar itens de toalete de até 90 ml em uma sacola de plástico transparente, disse a Administração de Segurança nos Transportes. Eles também poderão levar bebidas e outros itens adquiridos nas áreas seguras do aeroporto.

Brilho de lábios e loção de mão não serão mais confiscados por seguranças dos aeroportos. Esses itens serão checados e colocados nas bagagens que os passageiros levarão a bordo, se passarem pela segurança.

"Após a proibição total inicial, aprendemos o bastante com a investigação britânica para dizer com confiança que líquidos em vasilhas pequenas podem passar pelos postos de checagem em números limitados", disse Kip Hawley, secretário-assistente da AST.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou hoje o presidente do PT, and deputado Ricardo Berzoini (SP), pela contratação dos envolvidos na compra de um dossiê contra os tucanos.

Em entrevista às rádios Tupi Rio, Tupi São Paulo e Capital, na manhã de hoje, Lula chamou os petistas que participaram da operação de "bando de aloprados", mas insistiu que é preciso investigar também o conteúdo do dossiê.

"A vida humana é assim. Você escolhe um companheiro para determinada função. Quem escolheu (a equipe) foi o presidente do partido (Berzoini), que era o coordenador da campanha eleitoral", disse Lula. A entrevista não estava agendada previamente.

O presidente reiterou que não se sente responsável pela escolha dos seus assessores de campanha. "Não admito que errei na escolha dos meus pares", completou Lula.

Ele declarou que, assim como a oposição, também quer saber a origem do dinheiro para a compra do dossiê.

"Eu quero saber não apenas de onde veio o dinheiro. Eu quero saber quem foi que mudou a engenharia política para essa barbárie que foi feita. Eu quero saber quem foi o engenheiro que arquitetou uma loucura dessas", afirmou Lula. "Eu quero saber quem é o engenheiro que arquitetou uma loucura destas. Porque se um bando de aloprados resolveu comprar um dossiê, é porque alguém vendeu para eles. E este dossiê deve ter coisas do arco da velha. Ou seja, eu não quero apenas saber do dossiê, eu quero saber do conteúdo que levou estas pessoas a cometerem a barbárie. Eu quero saber o conjunto da obra", afirmou o presidente.

Segundo ele, o papel da Procuradoria Geral da União, do Ministério Público e da Polícia Federal é de esclarecer todos os fatos à opinião pública. O presidente acrescentou que no seu governo "não existe lixo debaixo do tapete".

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado